#TecnometodologiasTcav: Webdocumentários: A emergência da montagem estético-narrativa

  • Os textos que compõem esta seção constituem uma investigação dos procedimentos técnico-metodológicos utilizados nas pesquisas de mestrado e de doutorado de integrantes e de egressos do Grupo TCAv.
Título do trabalho: Webdocumentários: A emergência da montagem estético-narrativa
Nível: Mestrado
Autora: Izabel Vissoto
Orientador: Dr. João Martins Ladeira
Ano de defesa: 2016
Link da dissertação: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5358

Izabel Vissotto é Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atualmente, Izabel é Assessora de Gestão do Município de Palma Sola – SC. A autora foi tema de estréia da série “Por onde andam os egressos do TCAv? Izabel Vissotto“, quando compartilhou a relevância do TCAv na sua atuação profissional.

Na pesquisa desenvolvida no mestrado, a autora teve como propósito analisar a problematização que surge das imagens que não são apenas dispostas para serem vistas, mas também e, principalmente, para serem manuseadas. A pesquisa se propôs a analisar o que emerge das possibilidades de uso, enunciando como o webdocumentário Le Défi des Bâtisseurs está estruturado e o que decorre das montagens feitas pelo usuário, em um fluxo sistêmico, construído para que ele se relacione com a obra em diferentes ambientes e de diferentes maneiras.

Em sua dissertação, a autora narra o intenso movimento teórico-metodológico, em que os atravessamentos, demandas e arranjos foram se transformando ao longo do percurso. A eleição do método cartográfico e a consciência sobre seu estado de permanente adaptação levaram a autora a denominar seu movimento metodológico de montagem transversal.

Izabel dedica um capítulo de seu trabalho ao que chamou de recriação textual de montagens, a fim de mostrar como se apresenta e constitui seu objeto de estudo (Le Défi des Bâtisseurs).

Imagens da pesquisa da autora

A análise da autora se dá na experimentação do empírico, que mescla filme, linguagem cinematográfica, montagem e uma experiência de jogo na construção da segunda torre da Catedral de Estrasburgo. O movimento tecnometodológico é intenso nessa relação, porque ela constantemente desconstrói suas previsões para reconhecer que as análises tradicionais sobre o sentido de montagem e linguagem recebem outras atualizações ao serem acionados no web documentário.

Imagens da pesquisa da autora

Ao agir metodologicamente, flanando e colecionando, ocorre a entrega ao movimento rítmico do filme e do jogo, que afeta e se deixa afetar pelas imagens. Ao reconhecer os elementos que causaram maior estranheza e tensão, começa-se a colecionar e organizar alguns conjuntos de imagens. Neste movimento metodológico de olhar e “tocar” nas imagens, recriando-se para o leitor um conjunto de montagens que diz respeito à primeira fase do método denominado por esta pesquisa, de montagem transversal. Sendo assim, descreveu-se o empírico através de dois movimentos metodológicos: flanar e colecionar, em um capítulo sem enxertos teóricos que se preocupa coerentemente com os trânsitos e mostra que foi através deles que emergiu a necessidade teórica, não o contrário. (VISSOTTO, p. 59)

Imagens da pesquisa da autora

Essa citação da autora parece assumir a proposta tecnometodológica que temos ressaltado nesta série de postagens, demonstrando a importância desse movimento dentro da pesquisa e do reconhecimento das atualizações necessárias sobre métodos e metodologias.

Texto: Lucas Mello Ness

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