Minha Pesquisa no TCAv — Belisa Zoehler Giorgis

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Em mais uma edição do “Minha Pesquisa no TCAv”, série que apresenta as pesquisas em andamento dos mestrandos e doutorandos da linha de pesquisa Mídias e Processos Audiovisuais, além de expor reflexões relativas à presença das audiovisualidades e da tecnocultura nos objetos empíricos da pesquisa, discutimos a pesquisa provisoriamente intitulada “Audiovisualidades plataformizadas nas estratégias audiovisuais online de mulheres musicistas independentes”.

Antes de mais nada, me apresento: sou Belisa, doutoranda em Ciências da Comunicação na Unisinos na linha Mídias e Processos Audiovisuais, orientada pelo Prof. Dr. Tiago Ricciardi Correa Lopes e integrante do TCAv. Iniciei meu doutorado em 2020 e atualmente estou realizando meu estágio doutoral, também conhecido como doutorado sanduíche, na Universidade de Milão, vinculada ao Departamento de Ciências Sociais e Políticas e supervisionada pelo Prof. Dr. Alessandro Gandini.

Minha pesquisa observa as audiovisualidades plataformizadas nas estratégias online de musicistas mulheres das cenas musicais independentes de Porto Alegre e de Milão durante a pandemia da Covid-19. Nesse período, essas musicistas realizaram o lançamento de trabalhos musicais, sem ter a possibilidade de realizar shows presenciais, em função das necessárias políticas voltadas à contenção do contágio pelo vírus. Assim, fizeram uso de estratégias audiovisuais online, construindo um espaço para suas vozes.

Para a elaboração do problema de pesquisa, ou o misto, foi utilizado o método intuitivo, segundo Henri Bergson (2006) e Gilles Deleuze (2004). Minha tese traz como metodologia principal a cartografia, principalmente com base no proposto por Massimo Canevacci (1997), com inspiração em Walter Benjamin. Aliado aos movimentos cartográficos, está o método dos relatos de vida, de Daniel Bertaux (2005), que foi utilizado para a realização de entrevistas.

Os movimentos metodológicos iniciaram ainda em Porto Alegre, com a flânerie em territórios online planejados, visando à definição do corpus, em alinhamento com as tecnometodologias utilizadas no âmbito do TCAv. O objetivo foi o de mapear as artistas da cena de Porto Alegre que lançaram trabalhos musicais durante a pandemia, com um interessante uso do audiovisual para sua divulgação, e os audiovisuais por elas realizados e publicados. Junto a isso, foram também realizadas entrevistas com as artistas, inicialmente de caráter exploratório.

No entanto, meu olhar já estava também atento à cena independente de Milão e aos desdobramentos da pandemia em seu contexto. Trata-se de uma cidade que em muitos pontos se assemelha a Porto Alegre, inclusive culturalmente. Além disso, as primeiras políticas de contenção do vírus adotadas em Porto Alegre foram baseadas naquelas adotadas em Milão, cidade de grande importância na cena cultural e criativa italiana, que é um pouco menor do que Porto Alegre e que se tornou o epicentro da pandemia na Europa. Inclusive, o primeiro caso de Covid-19, tanto no Rio Grande do Sul como em Porto Alegre, foi de pessoas vindas de Milão.

Nesse contexto de desenvolvimento da pesquisa, tive conhecimento de um artigo sobre playlists do Spotify, do qual um dos autores é pesquisador da Universidade de Milão, que foi de extrema importância para ampliar meu olhar sobre meu objeto de pesquisa. Assim, em alinhamento com meu orientador da Unisinos, concordamos sobre os movimentos para a realização de meu doutorado sanduíche na Universidade de Milão sob a supervisão do Prof. Gandini, um dos autores do artigo, oportunidade para a qual fui aceita.

Assim, tendo entregue minha qualificação, que trouxe como referencial teórico audiovisualidades, tecnocultura, plataformização, cenas musicais independentes e questões de gênero e interseccionalidade em interface com música, em setembro de 2022 iniciei meu estágio doutoral na Universidade de Milão, onde estou no momento. Aqui iniciaram-se os movimentos para a definição do corpus com base nas artistas da cena musical milanesa, também com um movimento de flânerie em ambiente online. A ideia principal é a de realizar um paralelo entre as duas cenas musicais independentes, observando semelhanças e diferenças para proceder à análise dos processos audiovisuais.

Após o mapeamento das artistas e de seus audiovisuais, passei à fase de entrevistas com as artistas da cena de Milão. Também foram entrevistadas pessoas que estão envolvidas em realizar e pesquisar estar cena musical.

Na Universidade de Milão, tive a oportunidade de cursar as disciplinas Digital Society e Digital Cultures and Communication Research, ministradas por meu supervisor local, pela Dr. Giulia Giorgi, pela Dra. Ángeles Briones e pelo Dr. Ilir Rama. Além disso, pude acompanhar seminários que integraram as disciplinas, como o Human rights on the Internet, ministrado pela Dra. Silvia Semenzin, o Visual Analysis, com a doutoranda Laura Bruschi, e o Digital Methods, com o Prof. Dr. Alessandro Caliandro.

Exercício de data visualisation realizado durante aula na universidade, com prints de audiovisuais das artistas organizados mediante uso do software ImageSorter

Também na universidade, apresentei seminário sobre minha pesquisa de doutorado, na disciplina Sociologia Digitale e Politiche Globali, ministrada pelo meu supervisor local. Na apresentação em italiano, intitulada Le audiovisualità piattaformizzate nelle strategie delle donne musiciste indipendenti, discuti as metodologias, teorias e etapas de meu estudo, trazendo os dados de campo coletados e realizando apontamentos iniciais sobre eles.

Junto a isso, tive a oportunidade de participar de dois eventos acadêmicos: a Media Futures Conference, realizada na London School of Economics, em Londres (Reino Unido), e o III Encontro Internacional da Rede Todas as Artes, Todos os Nomes, na Universidade do Porto, em Porto (Portugal). Assim, pude apresentar e debater nessas atividades parte dos movimentos e resultados de minha pesquisa até o momento.

Apresentação Platformed Audiovisualities on the strategies by the female independent musicians of Porto Alegre, na Media Futures Conference, realizada na London School of Economics. Crédito da foto: Riccardo Pronzato.

No fim de julho de 2023, irei participar da summer school Digital Methods For Critical Consumer Studies, na Lake Como School of Advanced Studies, em Como (Itália). Essa atividade irá colaborar para um maior aperfeiçoamento em métodos de pesquisa digitais, principalmente voltados a plataformas.

Minha experiência do estágio doutoral tem ampliado meus horizontes, trazendo mais possibilidades para meu olhar como pesquisadora e para o desenvolvimento de minha tese. É um movimento fundamental para um aprofundamento no que se refere a ver o que nos olha, no âmbito de minha pesquisa. E, com isso, coloca-se também como um importante aporte para a linha Mídias e Processos Audiovisuais e para o trabalho do TCAv.

Texto: Belisa Zoehler Giorgis


Referenciais teóricos mencionados no texto

BERGSON, Henri. O pensamento e o movente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BERTAUX, Daniel. Los relatos de la vida. Barcelona: Edicions Bellaterra, 2005.

CANEVACCI, Massimo. A cidade polifônica. São Paulo: Studio Nobel, 1997.

DELEUZE, Gilles. Bergsonismo. São Paulo: Editora 34, 2004.

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