#TecnometodologiasTCAv: Webvisualidades televisivas: a remixabilidade profunda em HitRecord on TV

•Os textos que compõem esta seção constituem uma investigação dos procedimentos técnico-metodológicos utilizados nas pesquisas de mestrado e de doutorado de integrantes e de egressos do Grupo TCAv.

Título: Webvisualidades televisivas: a remixabilidade profunda em HitRecord on TV 
Nível: Mestrado 
Autora: Reizel Martins Cardoso 
Orientador: Dra. Suzana Kilpp
Ano de defesa: 2016  
Tags: webvisualidades televisivas; remixabilidade profunda; televisão; 
Link da dissertação: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6049

Reizel Martins Cardoso conquistou o título de Mestre em Ciências da Comunicação pelo programa de pós-graduação da Unisinos, em 2016, no qual apresentou sua dissertação intitulada como “Webvisualidades televisivas: a remixabilidade profunda em HitRecord on TV, sob orientação da professor Dra. Suzana KIlpp.

Especialista em Linguagens Verbo-visuais e suas Tecnologias pela IF-Sul de Pelotas/RS (2013), Reizel é bacharel em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela UCPEL de Pelotas/RS (2009) e tem como área de interesse a tecnocultura, audiovisualidades, comunicação, tecnologias, entre outros.

Em sua pesquisa, junto ao grupo Audiovisualidades e Tecnocultura: Comunicação, Memória e Design (TCAv), apresenta uma visada a partir da perspectiva tecnocultural diante do programa de televisão HITRECORD ON TV, com o intuito de compreender as ethicidades presentes. Para isso, a metodologia escolhida foi “das molduras” a partir de conceitos de Suzana Kilpp (2002) tratando da forma como operaram por meio de um procedimento de cartografia e dissecação.

Para análise, foi feita uma identificação de macro-molduras a partir de uma ilustração em zoom out, tendo em vista a perspectiva diante do seu objeto empírico. Desta maneira, utilizando as técnicas metodológicas de procedimentos de cartografia e dissecação das sobreposições diante da imagem sintética, aspectos éticos e estéticos dos construtos televisuais: suas molduras, moldurações e emolduramentos.

Dessa maneira, como forma de reter o fluxo da duração televisiva e dissecar suas partes, a pesquisadora aponta que há um fenômeno em andamento diante da TV que está em constante mudança, já que essas “condições favoráveis para o desenvolvimento de tal mutação”. Além disso, Reizel busca compreender o construto midiário a partir de moldurar da cultura (MANOVICH 2013) de remixabilidade profunda e remixabilidade regular.

Além do conceito de remixabilidade profunda, como busca de autenticar no objeto empírico, produzindo “webvisualidades televisivas” para tratar do conceito se desenvolve durante a pesquisa sobre o “contágio algorítmico” entre web e a TV.

Por fim, a pesquisadora buscou contribuir a partir da observação fenomenológica diante de uma tendência por meio de novos níveis de ascensão com a remixabilidade profunda. Para ela, o mais importante do trabalho foi descrever uma ethicidade diante do seu objeto empírico, além do objeto a ser explorado (ethicidado – webvisualidades televisivas). Sendo assim, possibilitando uma abertura para futuras incursões acadêmicas que possam percorrer pela remixagem profunda entre a mídia televisiva e a interface web.

Texto: Rayana Garay

Deixe um comentário