#Tecnometodologias TCAv: Operações da Garantia da Lei e da Ordem: Imagens de conflito, Imagens em conflito?

  • Os textos que compõem esta seção constituem uma investigação dos procedimentos técnico-metodológicos utilizados nas pesquisas de mestrado e de doutorado de integrantes e de egressos do Grupo TCAv.
Título do trabalho: Operações da Garantia da Lei e da Ordem: Imagens de conflito, Imagens em conflito
Nível: Dissertação de Mestrado
Autor: Pedro Bughay Aceti
Orientador: Profa. Dra. Estela Montaño La Cruz
Ano de defesa: 2020
Tags: Videoativismo; Imagens de Conflito; Montagem; Audiovisual; Junho de 2013.
Link da dissertação: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9318

Pedro Bughay Aceti é mestre em Ciências da Comunicação e graduado em Realização Audiovisual pela UNISINOS, com especialização em Economia da Cultura pela UFRGS. Atualmente é professor do Curso de Produção Audiovisual da UNIVALI onde ministra as disciplinas de Linguagem Audiovisual e Produção e Direção.

Sua dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa de Mídias e Processos Audiovisuais no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (UNISINOS), defendida em 2020 sob orientação da professora Dra. Sonia Montaño e traz como corpus de sua pesquisa o filme “Operações de garantia da lei e da ordem”, com o propósito de investigar os sentidos concedidos ao conflito em uma perspectiva das teorias da montagem”.

O autor menciona que a escolha do objeto partiu da percepção de sentido das montagens de registros dos conflitos sócio-políticos que ocorreram em junho de 2013, no Brasil. Baseado nisso, a pesquisa parte da seguinte questão: como a montagem audiovisual entendida como conflito se atualiza nas imagens do filme?

Para responder o questionamento de seu trabalho, o autor emprega dois movimentos tecnometodológicos: a análise da cartografia de Canevacci (1997) e a dissecação de Kilpp (2015). A aproximação teórico-metodológica conduziu a produção de três mapas que desestruturam e reorganizam as montagens dos trechos do filme para uma observação mais apurada dos sentidos dado ao conflito.

Mapa 1

Aceti nomeia o primeiro mapa de “Ordem, Desordem e Construção de Sentidos” e reúne as primeiras e últimas imagens do filme. Para isso, realiza uma construção da cartografia com recortes de frames do filme e posteriormente, executa o método de dissecação. Neste movimento, localiza importantes representações de sentido entre as imagens amadoras registradas pelos manifestantes e a distorção e estabilização das imagens televisivas que abarcam uma série de técnicas, estéticas e ética na construção imagética. Relata, então, que essa construção em conjunto com a montagem, molda uma enunciação e introduz um desequilíbrio entre a dicotomia, ou seja, assume um lado.

Mapa 2

No segundo mapa, nomeado como “Seis Passos para (Des)Construir a Lei e a Ordem”, o autor segue no movimento da cartografia dos frames, mas agora, busca dissecar o sentido dado pelas enunciações dos passos da intervenção de ordenamento jurídico contra os manifestantes. A partir disso, constrói a diferenciação do que era instaurado de sentido nas imagens televisivas versus as imagens amadoras dos manifestantes. É visto que, os registros imagéticos amadores dos aparelhos eletrônicos (smartphones) dos manifestantes, ressignificam como novos sentidos, correspondendo uma urgência do ao vivo, da testemunha do evento, conflitando com o sentido exprimido pela construção da imagem televisiva.

Mapa 3

Desse modo, Aceti encaminha sua conclusão no terceiro mapa, nomeado de “A Natureza das Imagens como Banco de Dados ou Considerações Finais” e relata sua dinâmica da cartografia de 28 cartelas que exibem os créditos das imagens amadoras que atualizaram o sentido das imagens institucionalizadas de conflito utilizadas no filme. Aqui, o autor expõe reflexões sobre sua questão:

“Neste sentido, o filme emaranha os sentidos do corpo institucional e as imagens de poder e o corpo individual na multidão e sua extensão num smartphone que tem o papel de testemunha.”

Aceti conclui então que o conjunto das imagens amadoras dos manifestantes representa o sentido na autenticidade do ao vivo, assumindo um posicionamento neutro. Desse modo, o conjunto das imagens institucionais contrapõe a representação neutra e produz enunciações de sentido na montagem de protagonistas e antagonistas. Por fim, a abordagem tecnometodológica da cartografia com a articulação da dissecação das imagens atingiu uma dinâmica importante para incorporar o movimento da percepção dos sentidos na pesquisa.

Texto: Carolina Dietrich
Revisão: Flóra Simon da Silva

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