Principais destaques da 21ª edição da Semana da Imagem

Chega ao fim a 21ª edição da Semana da Imagem, que ocorreu entre os dias 7 a 9 de novembro de 2023, com formato online através do nosso canal do YouTube. Para essa edição, o evento contou com a participação de três pesquisadores egressos do TCAv: Dra. Aline Corso, Dra. Roberta Krause e o Dr. Eduardo Luersen. A mediação contou com os professores Dr. Gustavo Fischer, coordenador do Grupo de pesquisa TCAv, e do Dr. João Bittencourt, docente da linha de pesquisa de Mídias e Processos Audiovisuais.

Agradecemos a participação de todos nessa edição, que possamos continuar debatendo cada vez mais sobre os conceitos entre as relações da imagem e a tecnologia, sob um olhar tecnocultural.

Destaques apresentados em cada dia:

Com o título de “I am a communication artist: Nam June Paik e suas atualizações em artefatos da tecnocultura audiovisual contemporânea”, Dra. Aline Corso deu o pontapé inicial com sua palestra no primeiro dia do evento (7 de novembro) que foi mediada pelo Prof. Dr. Gustavo Fischer.

Aline abordou o conceito das audiovisualidades paikianas durante sua apresentação, que mencionou a relação do artista e o interesse no estudo de sua obra, sendo assim, pode relacionar com o tema da imagem na tecnocultura contemporânea. A pesquisadora abordou também sobre os movimentos exploratórios de pesquisa do que chamou de “Giros Arqueocartográficos”

Confira na íntegra no canal do YouTube do TCAv “I am a communication artist”.

No segundo dia (8 de novembro) mediada pelo professor Dr. João Ricardo Bittencourt, contou com a palestra “A tecnosegurança como sintoma contemporâneo: uma promessa dicotômica entre liberdade e controle”, da egressa do TCAv Dra. Roberta Krause.

Roberta discorreu sobre diversas reflexões sobre sua tese, o qual apresenta pontos centrais como segurança de dados e vazamentos de informação que estão cada vez mais presentes no nosso âmbito social. Para tanto, Krause abordou sobre suas movimentações tecnometodológicas diante de dois processos: materialidades – plataforma através da flânerie; virtualidades – emolduramentos com sentido de constelações.

Confira na íntegra no canal do YouTube do TCAv “A tecnosegurança como sintoma contemporâneo”.

Já no último dia de evento, contou com a participação do egresso Dr. Eduardo Luersen com a palestra “Computadores em Chamas: a tecnocultura dos jogos em nuvem e sua interação metabólica com os sistemas terrestres”. O encerramento da 21° Semana da Imagem do evento contou com a mediado pelo professor Dr. Gustavo Fischer.

Eduardo pontuou que sua apresentação faz parte do estudo realizado no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Konstanz, que trata de construir quadro epistemológico sobre os estudos de mídia e sistemas terrestres como as plataformas de jogos em nuvem. Diante disso, Luersen relaciona os conceitos entre jogos e a lembrança individual como parte do jogador, que pode apresentar o seu primeiro ponto teórico de pesquisa, tratando dos estudos das infraestruturas das mídias.

Confira na íntegra no canal do YouTube do TCAv “Computadores em Chamas”.

O professor Dr. Gustavo Fischer, coordenador do Grupo de pesquisa TCAv, comenta que essa edição da Semana da Imagem demonstrou a força da pesquisa sobre as audiovisualidades da tecnocultura. Embora o evento tivesse três temáticas com caminhos distintos, ao mesmo tempo, de acordo com Fischer, estão muito sintonizadas com a ideia de pensar a imagem, já que são “como uma potência que articula dimensões técnicas, estéticas e políticas”, aponta.

Confira o trecho do comentário de Fischer sobre 21ª Semana da Imagem:

Desde a pesquisa da Aline Corso recuperando a fundamental trajetória de Nam June Paik e atualizando-o em um mix de tradição e modernidade da Coreia do Sul até alcançar as especificidades da ambiência online. Além disso, passando pela questão da tecnosegurança pensada como imagem no trabalho da Roberta Krause até chegar em uma perspectiva altamente provocativa do Eduardo Luersen sobre a ideia de “termocultura” e de como precisamos repensar a ideia de “imaterialidade” de tudo que rapidamente queremos chamar de “digital“.

A 21ª Semana da Imagem conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Escola da Indústria Criativa, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCC), Instituto de Cultura Digital e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Texto: Rayana Garay

Deixe um comentário