Seminário de Dissertação 2023/1

Aconteceu no último dia 24 de abril, às 14h, em formato online, o Seminário de Dissertação 2023/1 da Linha de Pesquisa 1 – Mídias e Processos audiovisuais. Esta é uma etapa importante para a pesquisa discente, pois é quando o texto recebe as primeiras considerações, a partir de comentários e análises dos colegas e principalmente do corpo docente, ajudando a preparar o trabalho para a etapa de qualificação e desenvolvendo o objeto de pesquisa com aportes teóricos e metodológicos.

Para esta edição do Seminário, foram analisados os trabalhos das mestrandas Carolina Dietrich, Rayana Cândido e Mariana Sobczack.

O primeiro texto em discussão foi a pesquisa intitulada O devir-jogo no TikTok: uma cartografia pelos filtros jogáveis, de autoria de Carolina Dietrich e orientação do Prof. Dr. João Ricardo Bittencourt, que recebeu os comentários dos professores Dr. Gustavo D. Fischer e Dr. Tiago Correa Lopes.

Carolina busca identificar como o devir jogo se apresenta no aplicativo de rede social TikTok, ao propor investigar as atualizações das imagens videojográficas ocorridas na plataforma. Desta forma, propõe o problema de pesquisa “como as imagens videojográficas atualizam-se nos filtros jogáveis do TikTok?”, cujo desenho metodológico inicialmente projetado, busca, a partir de um processo escavatório baseado na arqueologia das mídias, cartografar imagens e objetos audiovisuais que mais tarde serão dissecados sob o viés da metodologia das molduras (KILPP, 2010).

Neste primeiro momento, a mestranda propôs uma organização em formato de constelações, identificadas como “Submarino”, “Special Forces Challenge” e “Kaze Run”, conforme a imagem acima. Dessa forma, ao alinhar as imagens em cada um dos filtros que dão nome às constelações, Dietrich procura enxergar as semelhanças das imagens extraídas em relação à jogabilidade, ambiente/espaço e performance.

Em seguida, foi discutido o texto de Rayana Cândido, cuja pesquisa, intitulada ENTRE TELESPECTADOR E USUÁRIO: continuidades e rupturas na plataforma Globoplay em uma perspectiva da tecnocultura audiovisual, com orientação doprofessorDr. Gustavo D. Fischer, recebeu os comentários dos professores Dr. João Ricardo Bittencourt e Dr. Tiago Correa Lopes.

Rayana busca compreender a relação entre a tecnologia aplicada às novas plataformas de mídia e os seus usuários, investigando os impactos nos hábitos de consumo destes e nas consequentes adaptações pelas quais essas plataformas precisam passar. Assim, o problema de pesquisa é formulado para responder “de que modo a transformação social e tecnológica afeta a relação entre emissoras de TV e telespectadores”. A mestranda foca seu interessa na empresa Globo, mas especificamente no aplicativo de conteúdo via streaming Globoplay.

Baseando-se em um agir metodológico que também parte da escavação arqueológica, Rayana busca demonstrar como a Rede Globo de Televisão tratou o lançamento da plataforma Globoplay em seus diversos espaços, criando conteúdos próprios para a plataforma em busca da adequação ao formato.

Por fim, a análise recaiu sobre o texto de título TERRITORIALIDADES VIRTUAIS E REARTICULAÇÕES DIGITAIS: Mutações do ambiente chamado metaverso em um contexto tecno cultural, de Mariana Sobczack e orientação do Prof. Dr. João Ricardo Bittencourt, que também recebeu os comentários dos professores Dr. Gustavo D. Fischer e Dr. Tiago Correa Lopes.

A partir da formulação do problema de pesquisa “como a metaversalidade atualiza as experiências audiovisuais em um contexto tecnocultural?”, Mariana propõe identificar as territorialidades virtuais e rearticulações digitais, investigando a forma como ocorrem as mutações do ambiente chamado de Metaverso em um contexto sociocultural, econômico e territorial. A metodologia proposta mais uma vez parte da arqueologia das mídias, cuja intenção final é a de organizar os objetos audiovisuais no formato das constelações, com base em BENJAMIN (2018).

Dessa maneira, Sobczack estabelece os quatro primeiros grupos que pretende identificar, compreendidos como “Território”, “Lúdico”, “Sociocultural” e “Economia”, cujo formato visual de colmeia possui uma visualização ampla capaz de demonstrar a ligação de todos os elementos apresentados. Conforme as figuras acima.

De maneira geral, os comentários do corpo docente presente ao Seminário de Dissertação versaram no sentido de orientar as mestrandas a organizarem suas pesquisas buscando uma maior adequação aos conceitos praticados pela linha, tais como as audiovisualidades, tecnocultura e memória, por exemplo. Por outro lado, foi ressaltada a diversidade de temas apresentados dentro do escopo audiovisual que é a característica da Linha de Pesquisa 1, a partir do foco em objetos empíricos variados que não só enriquecem a pesquisa neste campo, mas que também expandem os trabalhos realizados dentro da própria linha, dando continuidade ao conhecimento produzido na área e ampliando o entendimento daquilo se percebe como sendo a matéria audiovisual.

Texto: Augusto R. Bozzetti

Deixe um comentário