Com o tema “Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução”, a 46º edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) aconteceu de forma híbrida, com uma etapa remota, realizada entre os dias 29 e 31 de agosto de 2023, e uma etapa presencial , entre os dias 05 e 08 de setembro de 2023, na Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC Minas), em Belo Horizonte.
O grupo TCAv teve seis trabalhos apresentados no congresso. A doutoranda Belisa Zoehler Giorgis e o professor Dr. Tiago Ricciardi Correa Lopes submeteram o artigo “Audiovisualidades plataformizadas e tecnocultura: materialidades, algoritmos e imaginários sociotécnicos” ao GP Tecnologias e Culturas Digitais. O trabalho de Belisa e Lopes buscou debater abordagens teóricas que se referem à perspectiva das audiovisualidades e da tecnocultura no que tange à plataformização, em sua lógica algorítmica e implicada com imaginários sociotécnicos. A metodologia utilizada foi a da pesquisa bibliográfica, a fim de contribuir para o campo da Comunicação e ampliar a discussão no ambiente da pesquisa acadêmica e na sociedade.
Já o doutorando Maximiano Duval da Silva Cirne apresentou o trabalho “A nostalgicidade em ‘Jogador nº 1’: Uma análise sobre nostalgia, televisualidades, memória e outros vestígios midiáticos” no GP Estudos de Televisão e Televisualidades. O artigo abordou a nostalgia como um fenômeno contemporâneo que se manifesta em diversos setores culturais, incluindo o cinema e a televisão. Na medida em que as imagens acionam sentidos relacionados à memória, foi desenvolvida a proposta de uma qualidade durante nas mídias audiovisuais a qual chamou de nostalgicidade. Para demarcar essa presença, analisou o longa-metragem “Jogador nº 1” (Steven Spielberg, 2018) através do procedimento metodológico da dissecação, o qual deu a ver articulações entre televisualidades, gamificação e imaginários.
Também no GP Estudos de Televisão e Televisualidades, o professor Dr. Gustavo Daudt Fischer submeteu o artigo “Um laboratório de memória nas mídias online em andamento: reflexões teórico-metodológicas sobre os arquivos televisivos brasileiros em plataformas”, o qual discorrer sobre as atividades do projeto “Lab.Mem – laboratório de memória das/nas mídias online” (CNPq/FAPERGS). A partir de um processo de escavação inspirado na perspectiva da arqueologia das mídias, o projeto investiga as características da presença de arquivos de emissoras brasileiras de televisão já extintas de sua presença em sua transmissão broadcast em plataformas como YouTube.
No GP Games, a discente Carolina Dietrich e o seu professor orientador Dr. João Ricardo Bittencourt apresentaram o artigo “O jogar no TikTok: remix como catalisador do devir”. A pesquisa percorreu as camadas das imagens videojográficas para identificar suas atualizações e durações através dos filtros jogáveis na plataforma TikTok. Nesta reflexão, também foi observado o remix presente nos conteúdos como um catalisador da diegese na narrativa dos jogos disponibilizados, corroborando para uma atualização no círculo mágico do jogar.
A egressa Clarissa Daneluz também participou da edição 2023 do Intercom com o trabalho “Visage miragem. O rosto entre o olhar humano e a visão da Inteligência Artificial”, integrando o GP Fotografia. O artigo apresenta uma coleção de imagens de rosto que relaciona retratos analógicos e gerados por softwares, propondo atualizar essas imagens a partir da discussão sobre efeitos e práticas recorrentes do entrelaçamento da fotografia e tecnologias digitais. O rosto é encarado como terreno de disputas que avança nas ocorrências entre o olhar humano e a visão da inteligência artificial, entre visage e miragem.
Confira os anais da 46ª edição do evento aqui.
Texto: Max Cirne
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.