O devir-jogo no TikTok: uma arqueologia pelos filtros jogáveis

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No dia 19 de Setembro, às 14h, ocorreu a banca de qualificação de mestrado da discente Carolina Dietrich, em formato online. A pesquisa intitulada “O devir-jogo no TikTok: uma arqueologia pelos filtros jogáveis”, orientada pelo professor Dr. João Ricardo Bittencourt, contou com apontamentos dos professores Dr. Gustavo Daudt Fischer e Dr. Tiago Ricciardi Correa Lopes.

Para contextualizar o tema, Carolina iniciou a apresentação comentando sobre a sua trajetória tanto no âmbito acadêmico quanto no profissional, pois atua como designer gráfico e busca estar informada sobre atualizações e tendências diante das redes sociais. Além disso, em sua monografia “Um jogo editorial educacional infantil”, buscou investigar temas como lazer e TV com viés mais jornalístico discursivo, o qual a pesquisa estava alinhado com a plataforma do TikTok. A partir da sua entrada para a linha, o qual a discente faz parte, pode encontrar lagunas e movimentos para aperfeiçoar a pesquisa, juntamente com o seu orientador, o professor Dr. João.

Diante disso, o estudo passou por uma adequação, no qual pôde ser identificados novas atualizações de virtualidades com os movimentos de danças que estavam acontecendo nos conteúdos exibidos no TikTok – conhecidos popularmente na rede social, como “challenges” e os remixes utilizados para criação desses conteúdos. Para tanto, foram observados indicações que apontavam como a forma das imagens produzidas pelo TikTok carregavam o conceito de memória e materialidades.

A aplicação de jogos dentro da plataforma também foi um cenário de observação, o qual instigou a discente em querer aprofundar essa investigação para a maneira como é apresentada na plataforma. Já que o próprio TikTok oferece uma ferramenta disponível em seu sistema que permite que os usuários joguem por meio de filtros usando movimentos do corpo.

Para isso, o estudo convoca para uma análise sob olhar da tecnocultura para esse fenômeno diante da ferramenta ofertada pela plataforma. A pesquisa apresenta o conceito das imagens com vídeojográficas de Bitencourt (2018) como uma seleção analítica sobre essas imagens produzidas para “esse jogar”, que permitiu parear essas camadas por meio dos elementos visuais e narrativos encontrados.

Dessa maneira, trazendo o olhar do conceito “devir” de Bergson, dialogando com Deleuze (1990), chegaram no problema através do conceito do devir, o qual busca identificar o que dura e o que se atualiza diante dessas imagens produzidas.

Para tanto, a definição de pergunta de pesquisa foi definida da seguinte forma “Como as camadas das imagens do vídeos geográficas se atualizam nos jogos da plataforma TikTok”, já o objetivo principal ficou organizado para compreender “De que maneira o devir-jogo na ambiência da plataforma TikTok caracteriza novas camadas de imagens vídeojográficas”.

Nos objetivos específicos, tratam do emolduramento dessas apresentações das imagens “como jogar” dentre um qualidade audiovisual, a partir do método de escavação das imagens geográficas. Desta maneira, o estudo pretende contextualizar essas imagens de jogar em um conceito técnico, cultural e de movimento arqueológico, buscando traçar uma identificação de duração e atualização das imagens.

Ao tratar do conceito dessas imagens, foram divididas em três camadas teóricas, sendo elas: camada audiovisual, camada maquínica e camada lúdica.

Com a camada audiovisual, segundo a discente, permite identificar uma narrativa por meio da estética audiovisual do jogo. A maquínica, apresenta especificidades sobre o controle e o modo de operação da máquina. Já a lúdica, permeia pela identificação do jogo como um produto cultural, o qual compõe regras por meio de materialidades.

Como uma síntese da pesquisa, a pesquisa busca identificar essas atualizações e durações dessas imagens produzidas pelo modo jogar no TikTok que, embora seja uma rede social – possuindo outras funcionalidades tais como: compartilhamento e criação de conteúdos audiovisuais e está em constante crescimento, o estudo tem como proposta destacar como o jogar no TikTok a partir da remixagem dos surtos jogáveis, transformam a narrativa de duração e atualiza os movimentos que transpassa para o lado lúdico “do jogar” através da máquina de algoritmo produzido pelos filtros e seus produto imagéticos.

Como proposta metodológica foi utilizado Flânerie – contemplando a ambiência; Coleções – coletando especificidades e Arqueologia das Mídias – vestígios dissecados em camadas.

A banca

O professor Dr. Tiago Ricciardi Correa Lopes iniciou os apontamentos mencionando o amadurecimento do estudo desde o último encontro no Seminário de Pesquisa. Abordou também o quanto é pertinente realizar questionamentos diante de uma rede social que está tão em alta no momento e trazendo reflexões para linha de pesquisa. Já o professor Dr. Gustavo Daudt Fischer, também pontou cenários diante da alta discussão sobre a plataforma, além de trazer questionamentos que podem direcionar aspectos metodológicos da pesquisa.

Por fim, a partir das considerações feitas pela banca, foi lido ata da banca parabenizando pela qualificação da pesquisa da discente Carolina, sendo assim, juntamente com seu orientador, terão caminhos para percorrer até a sua defesa de mestrado. 

Texto: Rayana Garay 

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