A Semana da Imagem na Comunicação é uma conferência anual organizada pelo Grupo de Pesquisa TCAv.

Palestra da Dra. Ivana Bentes, na edição da Semana da Imagem em 2013.

Histórico do evento

A Semana da Imagem foi realizada pela primeira vez em 1999 por iniciativa do Grupo de Estudos da Imagem na Comunicação, com vistas à abordagem de referenciais teóricos e criativos compartilhados.
Dessa necessidade partiu-se para a criação de um fórum ampliado de debates que deu origem ao evento. A Semana da Imagem teve oito edições anuais sucessivas, até 2005, sempre com produtiva repercussão entre professores e alunos da graduação e da pós-graduação.

De diferentes formas o TCAv deu seguimento aos estudos daquele outro grupo e, em 2010, decidiu reassumir a realização do evento.

Nessa retomada acentua-se o viés das pesquisas em “Mídias e processos audiovisuais” (uma linha de pesquisa do PPGCC da Unisinos) e incrementa-se a articulação entre pós-graduação, graduação e mercado. Na primeira edição da retomada (2011) – que corresponde à nona edição do evento – o foco foi colocado no impacto das novas mídias (atravessadas por plataformas digitais que permitem a convergência de imagens de diferentes origens em uma mesma mídia, inclusive e intensamente as de arquivo) no estatuto da imagem na comunicação, imagem essa que cada vez mais aponta para o estreitamento da anterior grande diferença entre as mídias; entre arte, comunicação e tecnologia; entre a esfera da produção e da recepção; etc. Esse foco, em termos teórico-analíticos, demanda perspectivas interdisciplinares e, em termos metodológicos, uma maior interação entre a pesquisa teórica, a pesquisa aplicada e a experimentação.

Não é por acaso, portanto, que se reafirma a centralidade da tecnocultura para pensar os fenômenos imagéticos audiovisuais contemporâneos: comunicação, memória e design são perspectivas bastante produtivas para fazer avançar o estado da arte da comunicação por imagens no mundo hodierno.

Finalidades do evento

– Avaliar o estatuto da imagem na contemporaneidade;
– Examinar o impacto do software nos processos de comunicação;
– Implementar a articulação entre o ensino de graduação e a pesquisa de pós-graduação.

Contribuição para Pós-graduação

– Difundir e articular pesquisas acerca dos reflexos da convergência digital sobre a produção audiovisual;
– Discutir estratégias de enfrentamento do aparelho audiovisual contemporâneo em pesquisas teóricas e experimentais que contribuam para o avanço das técnicas;
– Implementar a articulação entre o ensino de graduação e a pesquisa de pós-graduação.

Justificativa de apoio

Na perspectiva dos objetivos, do conteúdo e de seu formato, a realização do evento implica o deslocamento dos palestrantes externos e sua participação pelo maior tempo possível nas atividades previstas, o que incide em custos que a organização não tem forma de assumir sem o apoio de agências de financiamento. De outro lado, considerando a importância e o ineditismo dos temas a serem abordados no evento, e a inevitável restrição físico-temporal em que ele se realizará, sua publicização na forma de documento/livro parece ser uma alternativa, para a qual, porém, a organização também não dispõe de recursos para efetivar sem o apoio das agências.


Trecho da palestra da Dra. Suely Rolnik, em 1999.

Para acessar as conferências gravadas e outras informações sobre a Semana da Imagem, acompanhe as nossas redes sociais.