A tecno(contra)cultura do rock brasileiro em 1986

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Na terça-feira, 02 de maio de 2023, às 13h30, aconteceu a banca de defesa da dissertação de mestrado da discente Ananda Zambi de Albuquerque, intitulada “A tecno(contra)cultura do rock brasileiro em 1986” A banca ocorreu em formato on-line e foi composta pelos professores Prof. Dr. Julherme José Pires (UFTPR), Prof. Dr. Thiago Soares (UFPE) e Prof. Dr. Tiago Lopes (orientador).

Sobre a pesquisa 

A pesquisa busca investigar o rock brasileiro dos anos 80, tendo em vista as materialidades audiovisuais produzidas por esse movimento cultural, com o intuito de analisar pelas perspectivas tecnocultural e contra cultural. Desta maneira, Ananda passou a aplicar o termo de tecno(contra)cultura em seu estudo. Como recorte temporal, a discente escolheu o ano de 1986 por ser uma ano mais prolífico do rock brasileiro e, como objeto de estudo, selecionou videoclipes lançados da mesma época. Ananda apresenta como problema de pesquisa a seguinte questão: “Como a tecno(contra)cultura brasileira se atualiza nos videoclipes do BRock lançados em 1986?”.

O estudo tem como objetivo geral investigar como as audiovisualidades da tecnocultura se manifestam no rock brasileiro, tendo em vista compreender a ideia de contestação enunciada por meio dos lançamentos dos videoclipes da época. Já nos específicos, Ananda busca mapear as materialidades audiovisuais do BRock de 1986 por meio de artefatos visuais como: capas de discos, roupas, fotos, entre outros. Também visa identificar, ainda nos materiais selecionados, cenários tecnoestéticos que apresentam ideias de contestação na tecnocultura e perceber tendências contemporâneas, tendo em vista a compreensão de duração, sendo elas as continuidades e rupturas do BRock em 1986 atualmente.

Em relação ao corpus, o estudo apresenta bandas de diferentes cidades e regiões do Brasil, tais como, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, entre outros, mas visando ter um panorama mais plural e diversificado. 

A pesquisa tem como metodologia principal a cartografia de Benjamin (2009), que adapta o conceito de mapeamento geográfico, buscando encontrar elementos que estão perdidos ou escondidos, mas que também apresenta a identidade do lugar.

Para isso, a discente coletou diversas imagens que fossem relacionadas ao rock nacional dos anos 80, além de realizar uma pesquisa flutuante pela plataforma de vídeos Youtube, no qual realizou uma coleta inicial de 30 vídeos que apenas 9 foram escolhidos.

Ananda realizou uma constelações com base nos frames coletados na tela do seu notebook e também uma escavação relacionada a história das músicas e clipes tratando do contexto e forma como foram produzidos. Para análise, a discente fez uma reflexões iniciais visando os elementos audiovisuais presentes em um videoclipe, sendo elas: o som, a letra e a imagem.

Banca

A banca realizou questionamentos referente ao trabalho. O professor Thiago Soares (UFPE) destacou o foco apresentado no trabalho que é o o ano de 1986 que para ele é “muito produtivo, olhar para uma temporalidade de maneira complexa”. Soares, pontuou ainda a importância da arquitetura de estabelecer com as coisas, visando o campo das relações que é mencionado no estudo e como isso se comporta. Já o professor Julherme, comentou sobre a construção da pesquisa estar bem resolvida. Ainda pontua que o trabalho apresentado pela discente proporciona pensar em desdobramentos futuros tanto no sentido de originalidade quanto de análise. O orientador e professor Tiago Lopes parabenizou a discente, juntamente com os demais, com o resultado da banca avaliadora com a aprovação da aluna.

Texto: Rayana Garay

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