Imagens da memória do audiovisual publicitário brasileiro a partir das práticas dos YouTubers

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No dia 20 de outubro, às 14h, ocorreu a banca de qualificação de mestrado do discente Carlos Eduardo Saraiva Vargas, em formato online. A pesquisa intitulada ”Imagens da memória do audiovisual publicitário brasileiro a partir das práticas dos YouTubers”, orientada pelo professor Dr. Gustavo Daudt Fischer, contou com as considerações das professoras Dra. Roberta Fleck Saibro Krause Fernandes (ESPM) e Dra. Anais Schuler Bertoni (UNISINOS).

O objetivo da pesquisa de Carlos Eduardo Saraiva Vargas é compreender como a memória do audiovisual publicitário brasileiro, originalmente produzida para a televisão, se atualiza nos canais do YouTube por meio dos chamados youtubers. Para alcançar esse objetivo, ele delimitou os seguintes passos:

  • Contextualizar a plataforma YouTube e as práticas dos youtubers que abordam a memória publicitária brasileira como conteúdo principal de seus canais.
  • Realizar uma cartografia dessas práticas, ou seja, mapear e analisar como os youtubers abordam a memória publicitária brasileira em seus vídeos.
  • Discutir as especificidades da memória do audiovisual brasileiro em relação às práticas desses youtubers com base nos resultados obtidos durante a pesquisa.

Vargas elaborou módulos para estruturar sua pesquisa e seguir uma certa linearidade. No início, ele se dedicou à leitura de autores, como Bergson e Didi Huberman, que contribuíram para a compreensão da memória e do arquivamento relacionados à comunicação e vídeos publicitários. Em um segundo momento, ele fez um planejamento para coletar informações da plataforma em estudo usando palavras-chave específicas. No terceiro momento, a pesquisa incluiu o mapeamento da plataforma, relacionando os conceitos do flâneur e teorias de outros autores. Posteriormente, a pesquisa se aprofundou, explorando as práticas dos youtubers. A abordagem modular permitiu uma progressão organizada e lógica da pesquisa, com uma estrutura clara para a análise dos dados e dos conceitos relevantes.

Carlos realizou análises documentais e fez referência a autores como Benjamin e Giddens para embasar sua pesquisa. Ele também realizou escavações para o aprofundamento dos resultados de sua pesquisa, visando uma análise das práticas dos youtubers em relação à memória publicitária brasileira na plataforma YouTube. Desta maneira, contextualiza o YouTube e os youtubers, incluindo a história e evolução da plataforma, suas relações com os fãs e a comunicação., além de explorar o universo da publicidade e propaganda no contexto da plataforma, analisando a memória das imagens, com foco na importância de preservar dados que circulam na internet, incluindo dados publicitários e pessoais.

O mestrando menciona que sua tecnometodologia envolveu escavações e cartografia para mapear práticas dos youtubers relacionadas à memória publicitária. Ele destaca a descoberta de canais no YouTube dedicados à memória audiovisual como parte de seu estudo, incluindo canais como “Arquivos 1000,” “Nostalgia,” “Ted Sartori,” “Nostalgia,” e “90,” que abordam diferentes aspectos da memória audiovisual e da publicidade.

Vargas discute a necessidade de criar uma tabela para organizar e analisar os resultados de sua pesquisa, destacando em sua pré-análise, que o canal “90” se destacou entre os canais que abordam a memória audiovisual dessa década.

Ele menciona também canais que são dedicados exclusivamente à preservação da memória audiovisual, sem a presença de apresentadores do YouTube.

Por fim, é mencionado por Vargas, os próximos passos de sua pesquisa, que envolvem aprofundar a análise dos resultados e compreender as práticas dos youtubers em relação à memória audiovisual e à publicidade.

A banca

Para a professora Dra. Roberta Fleck Saibro Krause Fernandes, a pesquisa possui grande relevância, ressaltando o entusiasmo do tema em relação à memória na plataforma, além de trazer sugestões teóricas-metodológicas. Já para o professora Dra. Anais Schuler Bertoni, o texto poderá contribuir para os estudos da área da comunicação, trazendo sugestões de exploração pela transformação das práticas sociais e a experiência do usuário.

Assim, a partir das considerações e sugestões elaboradas pela banca, a comissão manifestou-se pela aprovação da pesquisa, parabenizando Carlos.

Texto: Carolina Dietrich

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