As remixabilidades audiovisuais nos challenges do TikTok

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No dia 18 de abril de 2023, às 14h, o discente da linha de pesquisa em Mídias e Processos Audiovisuais Gabriel Rocha Palma realizou de forma on-line a defesa da sua dissertação intitulada “As remixabilidades audiovisuais nos challenges do TikTok”, sob orientação do professor Gustavo Daudt Fischer. A banca avaliadora contou com a participação do professor Dr. Deivison Moacir Cezar de Campos (PUCRS) e da professora Dra. Cybeli Almeida Moraes (UNISINOS).

Em sua apresentação, Gabriel explicou o que é o TikTok, expôs a construção do problema a partir do método intuitivo e os objetivos geral e específicos. Neste sentido, a pesquisa visa compreender como se caracterizam as remixabilidades audiovisuais presentes nos challenges da plataforma TikTok a partir de uma perspectiva das audiovisualidades da tecnocultura. Na parte teórica, avançou da cultura do remix para a remixabilidade profunda, sendo este um termo apropriado de Lev Manovich, além de traçar uma análise histórica dos meios de reprodução imagética, demonstrando como a linguagem e a comunicação dos meios se manifestam na plataforma analisada. 

O movimento metodológico partiu de uma flânerie, com a proposta de se colocar como um estrangeiro navegando pelo TikTok, deixando-se afetar. A partir disso, montou três coleções, das quais escolheu apenas uma para dissecar os materiais, ou seja, desconstruí-los na busca de identificar os pontos de remixabilidade. Percebendo o que dura de outras mídias, tanto práticas quanto formas culturais, observou diversas camadas no TikTok, as quais organizou em duas dimensões: remixabilidades corpóreas (corpo, memória e jogo) e remixabilidades maquínicas (plataforma, banco de dados e interface). As camadas observadas permitem diversas conexões entre si.

Em suas considerações finais, Gabriel afirmou que o TikTok oferta a seus usuários complexas ferramentas audiovisuais profundamente remixadas que, quando interfaceadas e combinadas com seus corpos e repertórios, atualizam audiovisualidades e fomentam o surgimento de produtos e formatos audiovisuais, como os challenges da plataforma. 

Avaliação

A banca ofereceu questionamentos e proposições a respeito do trabalho. O professor Deivison identificou uma forte presença dos conceitos da linha de pesquisa e considerou o texto agradável e maduro. Já a professora Cybeli destacou que a dissertação volta o olhar para uma plataforma muito utilizada na contemporaneidade, porém sua construção e efeitos na sociedade são pouco analisados, inclusive academicamente. Também foi manifestado o incentivo para que Gabriel siga com a pesquisa no doutorado.

Texto: Max Cirne

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