Entre telespectador e usuário: continuidades e rupturas na plataforma Globloplay em uma perspectiva da tecnocultura audiovisual

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No dia 01 de Setembro, às 14h, ocorreu a banca de qualificação de mestrado da discente Raiana Garay Cândido, em formato online. A pesquisa intitulada ”Entre telespectador e usuário: continuidades e rupturas na plataforma Globloplay em uma perspectiva da tecnocultura audiovisual”, orientada pelo professor Dr. Gustavo Daudt Fischer, contou com as considerações dos professores Dr. Tiago Ricciardi Correa Lopes e Dra. Ana Paula da Rosa.

Ao introduzir a proposta da sua pesquisa, Raiana relacionou o tema da dissertação com a sua monografia, pesquisa onde investigou os movimentos de interação e interatividade no Programa do Fantástico da Rede Globo. Agora, propõe aprofundar o assunto diante da inserção da internet na tv, além da mudança do papel do telespectador quando ele passa a utilizar diversas telas e a criar conteúdos.

Tendo como objeto de estudo a plataforma Globloplay, apresentou o seu problema de pesquisa “como a trajetória de constituição das características da plataforma Globloplay atualizam a relação (ou constroem uma relação) telespectador-usuário?, desenvolvendo, a partir dele, reflexões acerca da problematização que foram divididas em quatro grande eixos:

Perdi minha novela, e agora?

Nesta perspectiva, ela parte das telenovelas dos anos 90, quando o espectador dependia do aparelho televisivo para acompanhá-las. Ao fazer um paralelo com o estado atual, Raiana percebe ser comum o público acompanhar as novelas pela televisão e ao mesmo tempo interagir nas redes sociais sobre determinado conteúdo.

A regra é clara: A Globo em um só play

Aqui ela destaca a novela “Totalmente Demais (2015)” que foi o primeiro conteúdo televisivo a ser apresentado em um novo formato dentro do aplicativo de streaming Globloplay. Para a pesquisadora, esse fato foi considerado um marco zero, pois apenas assinantes poderiam ter acesso a esse conteúdo e, dessa forma, poderiam conhecer os personagens da novela antes do lançamento oficial.

Tv em formato de aplicativo, pode isso, Arnaldo?

Neste eixo, Rayana destaca um dos artefatos que acabou tendo diferentes funcionalidades, o celular, projetado tanto para facilitar o acesso à informação quanto oferecer variedades de aplicativos e acessos à tv. 

Memória Globo

Neste eixo, a pesquisadora buscou utilizar o método de escavação, visando contextualizar a história da Globo até os dias atuais. Além disso, aplicou os conceitos de continuidades e rupturas, partindo então para a investigação de como a Globo articula a relação de plataforma de vídeo, em busca da compreensão sobre as implicações dessas transformações televisivas e do mercado de streaming. 

Metodologia

Dando continuidade à sua apresentação, Raiana propôs algumas metodologias que irão ajudá-la a compreender seu objeto de pesquisa:

Memória televisiva: onde observa por meio de rupturas e continuidades a criação da Globoplay

Práticas de escavação: método arqueológico sobre o uso do vídeo na globoplay.com 

Escavação das interfaces: da Globoplay em contexto de plataformização

Escavando com camadas arqueológicas: com interfaces antigas da Globo por meio da plataformização.

Aspectos da memória audiovisual: resgate da memória televisiva e memória audiovisual 

Assim, como proposta que será desenvolvida até a defesa da dissertação, a discente pretende aprofundar os estudos por meio do método de escavação arqueológica, visando a investigação exploratória dos problemas abordados na pesquisa. Também, pretende realizar entrevistas com o público a fim de compreender os cenários de mudanças na forma de assistir conteúdo, assim como analisar as interfaces do aplicativo Globoplay.

A banca

Para a professora Dra. Ana Paula da Rosa, há um tom de escrita fluido e bem articulado. A docente também destacou que Raiana propõe uma pesquisa sobre o telespectador-usuário relacionado à uma transformação que está em curso e que, para os pesquisadores da comunicação, se torna interessante discutir. Já o professor Dr. Tiago Lopes destacou que o trabalho apresentado tem um grande potencial, pois o fato da discente trabalhar no meio traz competências que complementam as discussões teórico-metodológicas da linha de pesquisa da qual ela está fazendo parte.

Assim, a partir das considerações e sugestões feitas pela banca, Raiana deve considerar, junto ao seu orientador, os pontos importantes que foram colocados pela banca, para então seguir desenvolvendo a pesquisa até a sua defesa de mestrado. 

Texto: Flóra Simon da Silva

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