#TecnometodologiasTCAv: Escavando a preservação da publicidade audiovisual 

•Os textos que compõem esta seção constituem uma investigação dos procedimentos técnico-metodológicos utilizados nas pesquisas de mestrado e de doutorado de integrantes e de egressos do Grupo TCAv.

Título: “Zelando o ouro produzido no passado”: Escavando construtos de memória da publicidade audiovisual a partir do site propagandas históricas 
Nível: Dissertação de Mestrado  
Orientador: Prof. Dr. Gustavo D. Fischer  
Ano de defesa: 2016
Tags: Publicidade Audiovisual; Memória; Imagem; Web; Arqueologia das Mídias.  
Link da dissertação: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5184

Roberta é Professora no curso de Graduação em Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Design e Administração de Empresas na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-POA), e no curso de Pós-Graduação: MBA em Marketing Digital, MBA em Marketing Estratégico e MBA em Fashion Business na mesma Instituição. É Doutoranda e Mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos na Linha de Pesquisa Mídias e Processos Audiovisuais do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos.  

Hoje, vamos conhecer melhor as Tecnometodologias empregadas em sua dissertação de mestrado, “Zelando o ouro produzido no passado: Escavando construtos de memória da publicidade audiovisual a partir do site Propagandas Históricas”, defendida em 2016. Sob a orientação do professor Dr. Gustavo Fischer, o trabalho busca, através de uma proposta de construção cartográfica com inspiração Bergsoniana analisar construtos de memória e verificar como esses audiovisuais comparecem na web que é utilizada através de uma interface pelo usuário. O objeto em questão é o site brasileiro Propagandas Históricas, que arquiva na web anúncios, comerciais televisivos e jingles de rádio. 

Sobre os métodos e procedimentos metodológicos empregados em sua pesquisa, Krause adota uma abordagem bastante objetiva, baseada nas premissas da arqueologia das mídias de Zielinski (2006), Huhtamo e Parikka (2011), combinando paralelamente com o método cartográfico e na dissecação conforme Kilpp (2010). 

Em termos práticos, a pesquisadora reforça o desafio em se apropriar da perspectiva arqueológica por seu caráter indisciplinar, mas que essa a inspirou para utilizar expressões como Fragmentos, Camadas e Fragmentos, que são problematizadas em mais abordagens empíricas. Assim, Roberta constrói um procedimento arqueológico próprio. A pesquisadora busca dissecar as interfaces para escavar as camadas que por sua vez a orientam para a construção de constelações a partir da cartografia.  

A partir do objeto de estudo, o site Propagandas Históricas, Roberta desenvolveu e escavou quatro camadas de análise. Sendo elas: Web, TV, Arquivamento e Usuário. Essas camadas foram organizadas visualmente no gráfico visto abaixo. As camadas estão na ordem do virtual, e o sentido da escavação vertical pode se dar do ponto superior ao inferior e do inferior para o superior, uma vez que coalescem. 

Através das camadas, e de suas respectivas escavações, Krause conseguiu obter os recursos necessários para desenvolver as constelações que compõem o trabalho. São elas o próprio site Propagandas Históricas, as Redes Sociais (organizadas em formato de Fragmento, conforme proposição da própria autora, sendo YouTube e Facebook) e por fim a constelação Sites e Blogs que serviram de fonte para os conteúdos ofertados no PH (abreviação para o site Propagandas Históricas, utilizada ao longo da dissertação). 

Essa organização metodológica centraliza toda a dissertação e ajuda a compreender melhor o percurso de análise da pesquisadora. Após escavar as interfaces do site Propagandas Históricas e suas zonas adjacentes na web com o alicerce da arqueologia da mídia, Roberta parte para uma cartografia inspirada em Benjamin, através da dissecação das capturas de telas da interface web. 

A dissecação, que pode ser vista na imagem abaixo, se deu de forma bastante abrangente e visual. Trazendo segmentação de análise marcando na própria captura de tela com retângulos vermelhos e setas apontando para áreas da imagem a fim de facilitar o direcionamento do olhar durante a leitura da pesquisa. 

Já o exercício cartográfico se deu por meio de um “passeio” por um audiovisual a partir do acervo do site Propagandas Históricas. Ao entrar na Home Page do site em vinte e seis de outubro de 2015, a pesquisadora se deparou com diversos conteúdos ofertados, nessa investigação o primeiro comercial audiovisual a ser disponibilizado na página foi Leite Moça (Verdadeiras Maravilhas) – 1987. A partir deste comercial que foram decorridas as etapas de análise nas redes sociais e em sites e blogs. 

O percurso de análise seguiu um critério próprio, que foi ilustrado por Krause na imagem abaixo. A presença gráfica, novamente auxilia a compreensão do estudo. Por meio desse movimento foi desenvolvido um trajeto sobre as escavações o que consequentemente possibilitou a criação dos mapas das três constelações mencionadas anteriormente. 

Na análise da rede social Facebook, presente no fragmento 2 da constelação 2 da dissertação, chama atenção a imagem abaixo, que relaciona visualmente a presença das camadas encontradas anteriormente.  

Essa visualização, com o auxílio das cores dá a ver as diferentes coalescências de tempo imbricadas nos objetos de estudo propostas por Roberta. Os níveis de escavação representam os diferentes tempos em que a pesquisadora encontra nos materiais ao longo de seu agir arqueológico na pesquisa. Vale destacar que o tempo aqui retratado se dá no âmbito virtual, Bergsoniano, o qual é demonstrado nesse estudo pelas camadas temporalizadas. As camadas funcionam como um devir de cada um dos elementos que a pesquisadora acredita representar através dos níveis de escavação um tempo que dura no audiovisual. 

Texto: Gabriel Palma
Revisão: Augusto Bozetti

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