A remixibilidade cultural nas imagens instagramáveis da Serra Gaúcha

postado em: Bancas, Pesquisas | 0

No dia 20 de janeiro de 2023, às 14h, ocorreu a banca de qualificação de mestrado da discente Priscila Boeira de Lima, vinculada à linha Mídias e Processos Audiovisuais do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (PPGCom/UNISINOS). A banca foi realizada de forma remota e na presença dos avaliadores Prof. Dr. Gustavo Daudt Fischer (UNISINOS) e Profa. Dra. Ana Paula da Rosa (UNISINOS), além do orientador João Ricardo Bittencourt (UNISINOS).  

A apresentação da pesquisa de Priscila, intitulada “A remixibilidade cultural nas imagens instagramáveis da Serra Gaúcha”, teve início com uma fala sobre a motivação pessoal a respeito da temática e também um panorama sobre a história da Serra Gaúcha, destacando a colonização italiana e a estética do frio, com foco na cidade de Garibaldi, onde reside a pesquisadora. A partir desse ponto de partida, a dissertação avança ao discutir como a Serra Gaúcha se atualiza enquanto memória através da propagação de suas imagens nas redes sociais. 

O objetivo geral da pesquisa é identificar e caracterizar a remixibilidade cultural da Serra Gaúcha atualizada nas imagens dos Reels no Instagram. Ou seja, nas palavras de Priscila, jogar luz sobre os construtos de Serra Gaúcha originados a partir de vídeos que se utilizam de memórias próprias dos usuários misturadas com memórias de outras mídias, como jornais, revistas, televisão, etc. O que se apresenta nessas imagens técnicas revelam imaginários da sociedade.

A metodologia articula escavar, dissecar, cartografar e constelar as imagens que se apresentam dentro do Instagram. O processo se iniciou com a criação de um perfil específico para a investigação na plataforma, pelo qual foi realizada uma flânerie a partir de hashtags, com coleta de gravação de tela e prints de imagens. A partir deste montante, criou-se coleções e constelações a fim de mapear as imagens – e os sentidos intrínsecos  nelas – oriundas de pesquisas sobre a região turística na rede social escolhida. 

Avaliação

Durante os comentários, Ana Paula elogiou o avanço da pesquisa na percepção do seu objeto, principalmente quanto à reunião dos conceitos de memória, aura e construto imagético. A professora devolveu várias provocações para Priscila e fez sugestões para o texto final a ser avaliado na banca de defesa da dissertação, entre elas delimitar a abordagem teórica em ângulos centrais. 

Na mesma linha, Gustavo reiterou a evolução do trabalho e indicou um mergulho na etapa de análise, dissecando os vídeos para iluminar o que realmente está se investigando. Também propôs assumir um olhar específico sobre vídeos no Reels a partir de três dimensões: software, o audiovisual e sentidos produzidos pela audiovisualização. Ao final, a banca avaliadora se manifestou pela aprovação do trabalho, qualificando a dissertação na continuidade de seu desenvolvimento.

Texto: Max Cirne

Deixe um comentário