#TecnometodologiasTCAv: Coreografias Audiovisuais: This Is It

Os textos que compõem esta seção constituem uma investigação dos procedimentos técnico-metodológicos utilizados nas pesquisas de mestrado e de doutorado de integrantes e de egressos do Grupo TCAv.

Título do trabalho: Coreografias Audiovisuais: This Is It
Nível: Mestrado
Autor: Carlise Scalamato Duarte
Orientador: Alexandre Rocha da Silva
Ano de defesa: 2010
Link da tese: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2659

A egressa Carlise Scalamato é bailarina, coreógrafa, professora e pesquisadora. É graduada em dança pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), especialista em Corpo Contemporâneo também pela UNESPAR, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa em Audiovisualidades da Dança (GPAD), com foco em Dança e Tecnologias Digitais, e dá aula no curso de Dança – Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A dissertação, realizada na UNISINOS e vinculada ao grupo de pesquisa TCAv, propôs investigar como a coreografia se constitui nas mídias audiovisuais, usando como objeto de estudo o filme Michael Jackson: This Is It (2009) e analisando-o através de procedimentos técnico-estéticos, considerando as especificidades que compõem o movimento das imagens, como luz, som e corpos, e os elementos da imagem, como os movimentos de câmera, montagem e edição. Com isso, Carlise e seu orientador, Alexandre Rocha da Silva, buscaram trabalhar com o conceito de coreografias audiovisuais.

Como metodologia, a egressa combinou os seguintes procedimentos: pesquisa exploratória, revisão bibliográfica, estudo de caso, dissecação e análise fílmica. Sendo assim, Carlise analisou o documentário através da fragmentação de trechos de acordo com os seguintes critérios (DUARTE, 2010, p. 78):

“1) Dividir o filme em unidades menores conforme o procedimento de dissecação; 2) Estratificar essas partes decupando seus componentes internos; 3) Identificar os arranjos internos entre os componentes; 4) Recompor o panorama global para identificar os componentes que atualizam o movimento das imagens”.

Para tal, o tempo de início e fim de cada música foi cronometrado, já que as sequências são diferentes musicalmente, e foram selecionadas algumas capturas de tela, os frames, para análise, a fim de identificar os sentidos coreográficos que elas produzem. Também foram empregados os conceitos de moldura e moldurações para identificar de que maneira os elementos audiovisuais produzem sentidos de movimento ritmado na imagem e da imagem.

Para a primeira análise dos movimentos da imagem, Carlise se baseou em Eisenstein, que afirma que costumamos perceber esses movimentos através dos frames, que são montados através de sobreposição de fotogramas. Assim, a egressa realizou a dissecação da montagem de um trecho do filme, a sequência da música “They don’t really care about us”, evidenciando o tempo, o tipo de plano e o movimento de câmera correspondentes. Foi notado um arranjo técnico entre imagem e som e constatado que a edição foi feita buscando mostrar a coreografia por diversos ângulos.

Parte do quadro produzido pela autora (DUARTE, 2010, p. 81)

Já com relação ao movimento na imagem, a autora utiliza o conceito de Aumont (1993), que corresponde à relação dos corpos, dos objetos, da luz e do som com os enquadramentos gerados pela câmera. Na dissertação, Carlise organiza a análise desses elementos em tópicos, e quando fala dos corpos, defende que Michael Jackson é uma ethicidade – conceito desenvolvido por Kilpp (2003) – construída pela mídia, e esse corpo eletrônico se desterritorializa e reterritorializa constantemente em várias atuações dentro do próprio filme.

Fonte: produzido pela autora (DUARTE, 2010, p. 95)

Para observar o uso da luz no documentário, foram utilizados critérios como contrastes, cores quentes e frias, luzes naturais ou artificiais, presença diegética ou extradiegética, o tipo – de acordo com a observação dos corpos – e suas funções, que são simbólica, dramática ou atmosférica.

Fonte: produzido pela autora (DUARTE, 2010, p.98)
Fonte: produzido pela autora (DUARTE, 2010, p. 100)

Para analisar o som em This Is It, foram considerados os conceitos de ruído, música e som design, de acordo com Martin. Os frames a seguir mostram que as imagens da sequência fílmica da música “You Make Me Feel Good” mudam de acordo com a batida da introdução da canção, alterando também a luz.

Fonte: produzido pela autora (DUARTE, 2010, p. 102)

Ao final, Carlise buscou analisar esses elementos nos processos de moldurações. Os frames a seguir são da sequência da música “Smooth Criminal” e evidenciam vários tipos de moldura que geram diversos significados, como o da metalinguagem e do cenário como moldura.

Fonte: produzido pela autora (DUARTE, 2010, p. 105)

Assim, o trabalho conclui que o devir das coreografias audiovisuais se atualizam nas mídias como um procedimento de convergência entre técnica e estética na linguagem audiovisual.

REFERÊNCIAS:

AUMONT, Jacques. A imagem. 10ª edição. Trad. Estela dos Santos Abreu e Cláudio C. Santoro, 1993.

KILPP, Suzana. Ethicidades televisivas: sentidos identitários na TV: moldurações homológicas e tensionamentos. Editora Unisinos, 2003.

Texto: Ananda Zambi.

Revisão: Aline Corso.

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