Aconteceu no último dia 29 de novembro, às 13h30, em formato online, o Seminário de Dissertação 2022/2 da Linha de Pesquisa 1 – Mídias e Processos audiovisuais. Esta é uma etapa importante para a pesquisa discente, pois é um primeiro momento onde são realizadas considerações sobre o texto, com comentários e análises dos próprios colegas e também do corpo docente, no intuito de preparar o trabalho para a qualificação, ajudando a desenvolver o objeto de pesquisa com aportes teóricos e metodológicos.
Para esta edição do Seminário, foi analisado o trabalho de Carlos Eduardo Vargas, cuja pesquisa, intitulada de Imagens da memória do audiovisual publicitário brasileiro a partir das práticas dos YouTubers, que tem orientação do professor Dr. Gustavo Fischer,recebeu os comentários da discente de mestrado Ananda Zambi e da recém egressa de doutorado Roberta Krause, além dos professores Dr. João Ricardo Bittencourt e Dr. Tiago Correa Lopes.
Com o objetivo de analisar como a publicidade brasileira de décadas passadas, produzida originalmente para a TV, está sendo reapropriada por YouTubers na internet, a pesquisa de Vargas propõe a escavação de vídeos veiculados no canal do YouTube chamado “Canal 90” para entender o processo de remediação da experiência televisiva se dá no contexto da plataformização.
Através da análise da performance do YouTuber Danilo Nogy, que através de ações que convidam o público a transitar por outras plataformas como o Instagram, por exemplo, onde o conteúdo do “Canal 90” faz uso de outras possibilidades ali permitidas, criando um contexto participativo que coloca o seguidor no papel de contribuir para a construção do conteúdo, Vargas propõe explorar os sentidos de memória que emergem do fluxo de informações dentro destas plataformas, onde suas operações são organizadas através de regras internas e na adaptação às mudanças nas infraestruturas e no mercado.
Os comentários, de maneira geral, apontaram a necessidade de dar um foco maior nas ações metodológicas, ainda um pouco dispersas entre movimentos como as cartografias, arqueologia das mídias e metodologia das molduras. Além disso, mostrou-se necessária uma maior contextualização e aprofundamento nos conceitos de tecnocultura e audiovisualidades que demonstram ter condições de contribuir com a pesquisa, principalmente quando tratadas em consonância com o método intuitivo proposto, mas que ainda aparecem de forma discreta no texto.
Também foi comentada a necessidade de estabelecer com maior precisão o material empírico a ser estudado para entender se serão tratadas as atualizações da publicidade dos anos 80 e 90 nas diferentes plataformas ou se isso se dará a partir de um recorte em alguns canais de YouTube (e não a plataforma com um todo), pois a escolha de foco trará impactos na montagem do próprio objeto de pesquisa. Daí surgem as ideias de tratar o material escavado a partir de uma perspectiva da remixibilidade, onde os vídeos publicitários não são apenas reexibidos, mas colocados no contexto de um construto audiovisual de nostalgia e de cultura retrô que podem dar margem para pensar os comerciais de TV enquanto arquivos que são reorganizados em montagens audiovisuais diversas.
Texto: Augusto R. Bozzetti
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.