#TecnometodologiasTCAv: A TV Jogo no SBT

postado em: Tecnometodologias | 0

•Os textos que compõem esta seção constituem uma investigação dos procedimentos técnico-metodológicos utilizados nas pesquisas de mestrado e de doutorado de integrantes e de egressos do Grupo TCAv.

Título do trabalho: A TV Jogo no SBT

Nível: dissertação de mestrado

Autor: Sonia Estela Montaño La Cruz

Orientador: Dr. Suzana Kilpp

Ano de defesa: 2007

Tags: ecologia audiovisual, molduras, constelações, imagem dialética, audiovisualidades, televisão, SBT, Silvio Santos, Roda Roda da Fortuna;

Link da tese: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2619

Sonia Estela Montaño La Cruz é professora e pesquisadora no PPGCCOM da Unisinos e nos Cursos de Comunicação Digital e Jornalismo da mesma universidade. Em sua dissertação de mestrado “A TV Jogo no SBT”, defendida em 2007 no mesmo programa, sob orientação da professora Dra. Suzana Kilpp, ela busca problematizar o jogo televisivo (programas de jogo e jogos fora dos programas) no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), estabelecendo relações entre o jogo no imaginário da emissora e em outros imaginários, como na cultura brasileira, ciências humanas e exatas.

Nessa dissertação, Montaño segue o método intuitivo bergsoniano e disseca imagens televisivas, tendo como corpus o recorte transversal da programação do SBT. Dentre os resultados obtidos estão a constatação de que a emissora estabelecia um formato que a mostrava como uma grande casa de jogos de azar, cujo prêmio maior era a ascensão social do ganhador.

Do conjunto de três eixos (molduras, ethicidades e imaginários), o primeiro movimento a empregar é a flanerie, que traz consigo a ideia de perder-se, de vagar ou “flanar” em algum lugar (neste caso, nas imagens técnicas dos jogos do SBT) sob influência de uma curiosidade lúdica para perceber os elementos (vídeos, usos, montagens, interfaces) que capturam a atenção do flâneur.

Quanto à metodologia das molduras proposta por Kilpp (2003), esta compreende perceber a sobreposição dos quadros a partir das imagens técnicas. Esses quadros resultam do empilhamento de vestígios criados a partir da montagem televisiva.

Assim, Montaño flana pelos jogos televisivos do SBT, colecionando objetos que lhe captam a atenção e reunindo os restos evidenciados pelas constelações por ela criadas e percebendo um construto televisivo único da emissora.

O SBT se revela como um corpo dotado de matéria e memória, materializado em formato de programas de jogo. O software da emissora é caracterizado por um modo engessado de gameficação que pode ser acompanhado ao longo das décadas e da persona que comanda o espetáculo: Silvio Santos.   

Leia a dissertação para compreender de maneira aprofundada a exploração do objeto pela autora.

Texto: Priscila Boeira

Deixe um comentário