#TCAv Indica: Nike, Adidas ou Asics? Evolução do design de tênis em 1999-2022 visto por uma rede neural

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Apresentado primeiramente na Conferência Internacional da World Wide Web 2022, em Lyon, na França, o estudo de Lev Manovich e outros pesquisadores* analisam a evolução do design de produtos por um longo período usando Machine Learning. Foram examinadas 23.492 imagens e metadados de tênis obtidos do StockX.com, um site de revenda global. Esses designs de tênis abrangem 22 anos, de 1999 a 2020.

A ferramenta foi utilizada com a proposta de entender as mudanças históricas do design, processo ao qual chamaram de “design index”. Conforme usado neste artigo, o design index combina as características de muitos tênis em um único número. Tais índices podem ser calculados para qualquer marca ou tipo de tênis, permitindo assim comparar as mudanças no design de seus modelos ao longo do tempo. Esse método também pode ser usado para estudar mudanças históricas em outros campos culturais, como literatura, cinema, artes visuais, arquitetura, fotografia de mídia social, etc.

O estudo mostra como marcas conhecidas mantiveram suas identidades distintas no “espaço de design” de possíveis combinações de cores e formas. O modelo também prevê quais tênis provavelmente comandarão um alto prêmio no mercado de revenda, indicando potenciais investimentos e estratégias de design a serem usadas no futuro.

*Autores do estudo: Sungkyu Park, Hyeonho Song, Sungwon Han, Berhane Weldegebriel, Lev Manovich, Emanuele Arielli, Meeyoung Cha.

Leia o estudo completo: http://manovich.net/index.php/projects/using-web-data-to-reveal-22-year-history-of-sneaker-designs

Texto: Priscila Boeira

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