Na indicação de hoje, vamos apresentar e contextualizar sobre o Instituto de Cultura Digital. Contaremos quais seus objetivos, projetos e aspirações para o futuro.
Para quem não sabe do que se trata, o Instituto de Cultura Digital (ICD), é uma iniciativa de um grupo de docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação e que agora também conta com a participação de professores de outros cursos da Escola da Indústria Criativa, além de parceiros internos e externos à UNISINOS. Essa iniciativa vai ao encontro do chamado Sistema UNISINOS de Ciência, Tecnologia e Inovação. A criação do Instituto também se soma às crescentes demandas na área de Comunicação e Informação, bem como do sistema de pós-graduação brasileiro como um todo para iniciativas geradoras de impacto na sociedade.
Assim, o Instituto surge da vontade e do desejo de aplicar o conhecimento adquirido através de estudos realizados nos grupos de pesquisa como o TCAv, o LIC (Laboratório do Ciberacontecimento). Em linhas gerais, o Instituto tem a missão de desenvolver sujeitos, coletivos e organizações no âmbito dos desafios da Cultura Digital.
O Foco das atividades do Instituto de Cultura Digital está centrado no diagnóstico de cenários/tendências, capacitação de organizações, coletivos, indivíduos e construção de soluções de recomendação para processos interacionais que se estabelecem em contextos mediados pelas tecnologias da informação e da comunicação.
Atualmente, o Instituto já conta com as parcerias dos Laboratórios de Pesquisa DigiLabour e CultPop, com a página Diversidade Nerd, bem como o estúdio de desenvolvimento de jogos Atomic Rocket Entertainment, além do projeto Desafio Nuvem de Educação Midiática.
Os produtos e serviços do Instituto são desenvolvidos principalmente a partir dos conhecimentos produzidos nos grupos de pesquisa e pelos parceiros. Ainda que estes grupos tenham temas e tópicos particulares, com objetivo de orientar bases dos projetos e investigações dos docentes e discentes, a integração proposta pelo instituto através de redes de pesquisa, universidades, grupos nacionais e internacionais amplia as possibilidades em seus próprios projetos no sentido de trazer mais diversidade de olhares e perspectivas.
Dessa forma, a oferta de produtos e serviços que o Instituto apresenta está baseada na ampla gama de relações que seus membros estabelecem através de suas redes de pesquisa. Aqui listamos alguns dos temas-chave que podem ser desenvolvidas pelo Instituto:
- Cidades criativas
- Cultura de fãs e audiências em rede
- Cultura gamer
- Desinformação
- Estudos de gênero e diversidade
- Imagem na tecnocultura em rede
- Indústrias criativas/culturais
- Influência digital
- Memória e preservação
- Mídias sociais
- Moda e culturas urbanas nos meios digitais
- Plataformas digitais
- Trabalho digital.
Para o TCAv, a iniciativa do Instituto de Cultura Digital representa um passo importante em direção a interdisciplinaridade e experimentação laboratorial, ambas características apontadas como basilares desde a sua origem. Para o coordenador do TCAv, Prof. Dr. Gustavo Fischer,
“O Instituto de Cultura Digital vem ao encontro da excelência do PPG em Ciências da Comunicação, cujo compromisso com impacto e inovação aumenta ainda mais com a nota 7 obtida na avaliação da CAPES e, ao mesmo tempo, é uma iniciativa que convida toda a área da comunicação da Escola da Indústria Criativa a colaborar, permitindo que docentes, discentes e até mesmo egressos dos cursos de graduação, especialização e extensão da Comunicação da UNISINOS possam participar ativamente e serem protagonistas em atividades de produção de conhecimento, capacitação e desenvolvimento de produtos e serviços no contexto da Transformação Digital.”
Quer saber mais sobre o Instituto de Cultura Digital? Acesse instagram.com/institutoculturadigital
Texto: Gabriel Palma
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