“Situated practices in the media archaelogy”: Entrevista com Lori Emerson

A 20ª edição da Semana da Imagem já está a todo vapor! O evento, que em 2022 traz como tema “Audiovisualidades da Tecnocultura” e reúne pesquisadores que pensam imagem e tecnologia em paralelo com a contemporaneidade, iniciou nesta segunda-feira e vai até a próxima quinta, 10 de novembro.

Nesta terça-feira, dia 8 de novembro, a Semana da Imagem recebe a professora Dra. Lori Emerson, da Universidade do Colorado, que vai apresentar a palestra “Situated practices in the media archaelogy”. A apresentação terá mediação do professor Dr. Gustavo Fischer e será aberta à interação do público, que poderá enviar perguntas para a pesquisadora e aprofundar ainda mais os temas discutidos.

Lori Emerson é professora do Departamento de Inglês e diretora do Programa de Artes, Redação e Performance na Universidade do Colorado. Conhecida por seu trabalho em arqueologia das mídias, preservação digital e arquivos digitais, é co-autora do livro “The Lab Book: Situated practices in media studies” (2022) e autora de “Reading writing interfaces” (2014).

Esta será a sua primeira participação na Semana da Imagem, oportunidade que será usada para comentar sobre o seu trabalho enquanto diretora e fundadora do MAL – Media Archaeology Lab, um museu dedicado a tecnologias de comunicação obsoletas produzidas desde o século XIX.

O MAL – Media Archeology Lab, na Universidade do Colorado

Para aquecer o público do evento antes de sua participação, Lori Emerson gentilmente concedeu uma breve entrevista onde fala sobre seu trabalho e os assuntos que pretende discutir durante a Semana da imagem:

Professora Emerson, qual será o tema de sua palestra na 20a Semana da Imagem e quais são as discussões que você pretende levantar?

Minha intenção é falar um pouco sobre o surgimento contemporâneo dessa coisa chamada “laboratório” e o que está acontecendo quando as pessoas chamam qualquer coisa de “laboratório”. Em seguida, falarei sobre dois laboratórios que são estudos de caso interessantes, no sentido de como eles desfazem a maioria de nossas expectativas sobre o que os laboratórios deveriam ser e o que deveriam fazer.

Quais são os desafios que atualmente motivam sua pesquisa? Como você lida com eles?

Atualmente estou trabalhando em um catálogo de aproximadamente 150 a 200 redes diferentes que precederam a internet. Este acabou por ser um projeto surpreendentemente difícil de gerenciar, em parte porque estou descobrindo tantas imprecisões históricas que circularam como fatos inquestionáveis, em parte por causa da falta de material de arquivo sobre como exatamente essas redes funcionavam e em parte por causa de dificuldades taxonômicas (por exemplo, ainda não encontrei um sistema para organizar redes de rádio sem fio que funcione para todas as redes).

Fale um pouco sobre o MAL – Media Archeology Lab e a importância da prática laboratorial para os estudos de mídia.

Desde 2009, quando fundei o MAL, o laboratório ficou conhecido por desfazer muitas suposições sobre o que os laboratórios deveriam ser ou fazer. Ao contrário de laboratórios que são estruturados hierarquicamente e dirigidos por uma única pessoa com uma única visão, o MAL assume muitas formas: é um arquivo para trabalhos originais de arte e literatura do início da era digital, junto com suas plataformas originais; é um aparato através do qual passamos a compreender uma complexa história da mídia e as consequências dessa história; é um local para intervenções artísticas, experimentos e projetos; é um espaço flexível e fluido para estudantes e professores de várias disciplinas realizarem pesquisas baseadas na prática; é um meio pelo qual os estudantes de pós-graduação vêm para treinamento prático em áreas que vão desde humanidades digitais, estudos literários, estudos de mídia e estudos curatoriais até o alcance e educação da comunidade.

O que você espera da 20a Semana da Imagem e qual sua mensagem para aqueles que aguardam pela sua apresentação?

Estou super ansiosa para aprender mais sobre o papel dos laboratórios em sua instituição! O que eu gostaria de deixar para o público é que não existe um laboratório “verdadeiro” e não há razão para que qualquer espaço delimitado não possa ser um laboratório.

A 20ª Semana da Imagem é um evento gratuito e ocorre no formato on-line, das 17h às 19h30, com transmissão através do Zoom (com idioma original) e do canal do TCAv no YouTube (com tradução simultânea para português nos dois primeiros dias).


Pelo Zoom, será adotado o formato webinar, com UM LINK DIFERENTE para cada dia do evento. Para se registrar e receber o acesso ao link da sala onde irá acontecer a palestra da professora Emerson, CLIQUE AQUI. Neste caso, será possível escolher acompanhar a apresentação com áudio original ou optar em ativar o canal com tradução.


Para aqueles que optarem em assistir ao evento pelo canal do TCAv no YouTube, não é preciso se registrar, bastando apenas acessar CANAL no horário determinado. Diferente do Zoom, para quem acompanhar via YouTube, os dois primeiros dias serão transmitidos com a tradução simultânea para a língua portuguesa. Os demais dias do evento seguirão com a transmissão no idioma original (português).

A 20ª Semana da Imagem é um evento organizado pelo TCAv/PPGCC UNISINOS e conta com o apoio da UNISINOS, CAPES, Instituto da Cultura Digital UNISINOS, Escola da Indústria Criativa UNISINOS, salas Zoom e suporte técnico da Universidade da California/Irvine. Para mais informações sobre o evento, entre em contato com Gustavo Fischer em gdaudtfi@uci.edu ou gfischer@unisinos.br.

Texto: Augusto R. Bozzetti

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