Retrospectiva 2021: confira a lista de trabalhos apresentados pelos pesquisadores do TCAv

Embora 2021 tenha sido mais um ano de atividades remotas em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os integrantes do grupo de pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura: Comunicação, Memória e Design (TCAv) mantiveram a produção e a apresentação de trabalhos acadêmicos em alta nos seminários e congressos da área.

Ao total, entre trabalhos apresentados em eventos e artigos publicados em revistas, foram mais de 50 produções. Confira a lista completa abaixo:


>> PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS <<

Conferência da Digital Games Reserarch Association (DIGRABR)
“Exploração exoplanetária e o fim do mundo em 22 minutos: filosoficção em Outer Wilds” — Eduardo Harry Luersen e Julieth Correa Paula
“Corpo e tempo no gameplay de Half-Life: Alyx” — Camila de Ávila e Samyr Paz (UFRGS)

Festival Arte Foto Caxias
“Uma reflexão sobre a pandemia de imagens na tecnocultura contemporânea” — Aline Corso
“Narrativas e audiovisualidades em softwares” — Madylene Barata

II Jornada de Estéticas e Linguagens Audiovisuais
“O tempo da nostalgia no cinema: Da cultura memorialista à nostalgicidade” — Maximiano Duval da Silva Cirne
“O jogo enquanto processo midiático tecnocultural e tecnopolítico” — Leonardo Andrada de Mello
“Em busca das práticas de telas: alguns movimentos das arqueologias das mídias para compreender os serviços de video streaming” — Lucas Mello Ness
“Sentidos de segurança nas interfaces do Facebook” — Roberta Krause
“Instâncias de remixabilidade nos challenges do TikTok” — Gabriel Rocha Palma
“Entre o ensaístico e o documental: um olhar dialético sobre as imagens de fábrica em No intenso agora (João Moreira Salles, 2017)” — Julia Pinto de Souza

III Ecomedia Symposium
“Memory within photography: How to observe photographic images in the ‘post’ context” — Rodrigo Mattos

INTERCOM (44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação)
“Técnicas gambiarrísticas na performance sonora Homem do espaço/homem da caverna, de Chelpa Ferro” — Bibiana da Silva de Paula e Tiago Lopes
“A Netflix não é televisão, mas às vezes parece: Alguns aspectos sobre a influência do aparelho televisor nas funcionalidades da plataforma” — Lucas Mello Ness
“Imagens de loucura e loucura das imagens em Coringa (2019)” — Amerian Aurich e Sonia Montaño
“A crise do monstro em Castle Rock na interface da StarzPlay” — Flóra Simon da Silva e Sonia Montaño
“O usuário-animador na construção do movimento das imagens” — Augusto Ramos Bozzetti e Sonia Montaño
“As cores de Diablo: Desvendando à escuridão a partir do Cultural Analytics” — Camila de Ávila e João Ricardo Bittencourt
“Apontar, capturar e armazenar: processualidades da fotografia in-game” — Julieth Corrêa Paula
“Os mundos fílmicos arquivados nos buscadores: em busca de No Paiz das Amazonas, de Silvino Santos, no Google” — Simone Barreto de Almeida
“Entrelaçamentos interseccionais em Pink or Blue” — Andressa Machado e Tiago Lopes

International Conference on Gender Studies (London Center for Interdisciplinary Studies)
“Performance of genre and video art in the short filme Pink or blue” — Andressa Machado e Tiago Lopes

Interprograma Secomunica (UNB)
“Economia criativa em tempos de pandemia: o Caso do Museu do Isolamento Brasileiro no Instagram” — Aline Corso, Camila Ávila, em parceria com Vanessa Kukul (UCS)

IV Seminário Discente de Pesquisa em Comunicação PPGCC Unisinos
“Construtos de segurança nas interfaces do Facebook” — Roberta Fleck Saibro Krause
“A interface e o devir monstro: Percepções sobre as audiovisualidades de monstro da série Castle Rock na interface da StarzPlay” — Flóra Simon da Silva
“Entre afetos e memórias: a intensialidade nos arquivos de No intenso agora (2017)” — Julia Pinto de Souza
“Os mundos fílmicos (an)arquivados nos buscadores: Em busca de No Paiz das Amazonas, de Silvino Santos, no Google” — Simone Barreto de Almeida
“As memórias nostálgicas no cinema: Uma análise do filme La belle époque” — Maximiano Duval da Silva Cirne
“Arqueocartografia para perseguir os rastros do artista Nam June Paik em ambientes on-line. Uma proposta (tecno)metodológica” — Aline Corso
“Como estudar plataformas de vídeo streaming? Arranjos, compreensões e intersecções sobre tecnocultura, prática de telas e dispositivos” — Lucas Mello Ness
“Loucura e cinema contemporâneo: reflexões tecnoculturais a partir do filme Coringa (2019)” — Amerian Aurich
“Reflexões acerca do corpo como constructo tecnocultural” — Camila de Ávila
“Os #challenges do TikTok: Banco de dados como dispositivo impulsionador de memórias audiovisuais” — Gabriel Rocha Palma
“Construtos audiovisuais de tempo em diferentes estágios da tecnocultura” — Augusto Ramos Bozzetti
“As audiovisualidades dos videoclipes de rock brasileiro de 1986” — Ananda Zambi de Albuquerque

Semana da Imagem
“O audiovisual e a construção de identidades: do cinema ao YouTube” — Julherme Pires
“Territórios e cidades audiovisuais: entre games e dispositivos de localização” — Hilario Junior dos Santos e Madylene Costa Barata
“Ver, ouvir e jogar: Games e audiovisualidades da tecnocultura” — Camila de Ávila e Eduardo Harry Luersen

The Developer’s Conference — TDC Future: O papel da tecnologia na construção do amanhã
“Arqueologia das mídias aplicada em UX” — Gabriel Palma

VII COMCULT — Flusser 101
“Jogando com o aparelho: Reflexões flusserianas a partir do game Not for Broadcast” — Camila Ávila e Lucas Mello Ness
“Imagens técnicas e os limites dos críticos: Discussões flusserianas em tempos de abundância de imagens” — Camila Ávila e Lucas Mello Ness

XIII Encontro Nacional de História da Mídia (ALCAR)
“‘Você não tem espaço suficiente’”: Do descarte material à busca de atualização da memória digital, uma reflexão arqueológica sobre os smartphones” — Roberta Krause

XIV Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação
“Pesquisa em games no PPG em Comunicação da Unisinos” — Camila de Ávila, Leonardo Mello e Beatriz Blanco

XV Congresso da Associação Latino-americana de Pesquisadores da Comunicação (ALAIC)
“Memória tecnotropical em Aquarius” — Julherme Pires


>> ARTIGOS EM REVISTAS <<

Revista Ação Midiática — Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura
“‘Ele segue vivo’: Devires audiovisuais no programa televisivo Zero1” — Camila de Ávila e Gustavo Fischer

Revista C*Legenda
“A imagem-interface que emerge do projeto ‘Eu sou Amazônia’, do Google Earth” — Madylene Barata e Gustavo Fischer

Revista Gamevironments
“Inaudible systems, Sonic users, sound interfaces and the design of audibility layouts in digital games” — Eduardo Harry Luersen

Revista Líbero
“Formas de acesso e de consumo no YouTube: passagens tecnoculturais para vídeos em plataformas online”

Revista Texto Digital
“A memória da fotografia: Como observar as imagens fotográficas no contexto do ‘pós’” — Rodrigo Brasil de Mattos e Tiago Ricciardi Correa Lopes

Revista V!RUS
“Narrativa em tecnologias móveis: reflexões sobre o curta ‘Nunca é noite no mapa’” — Analu Fravretto e Maurício Vassali (PUCRS)

Journal Games and Culture
“Ruins of excess: Computer game images and the rendering of technological obsolescence” — Eduardo Luersen e Mathias Fuchs (Leuphana Universität Lüneburg)

International Film and Media Arts
“Re-entangling design and science fiction: The case of Daleko” — Eduardo Harry Luersen


Texto: Max Cirne

Deixe um comentário