IMAGENS TÉCNICAS DE SUPEREXPOSIÇÃO NO CINEMA: Montagem e construção de sentido

postado em: Atualizações, Bancas, Pesquisas | 0

No dia 16 de dezembro de 2021 às 14h aconteceu a banca de qualificação de dissertação de mestrado da linha de pesquisa Mídias e Processos Audiovisuais. O trabalho de Maurício Borges de Medeiros tem o título de IMAGENS TÉCNICAS DE SUPEREXPOSIÇÃO NO CINEMA: Montagem e construção de sentido, conta com a orientação da Profa. Dra. Sonia Estela Montaño La Cruz. Participaram da banca de avaliação os Prof. Dr. Michael Abrantes Kerll — UFPEL e o Prof. Dr. Tiago Ricciardi Correa Lopes — UNISINOS.

O objetivo de Maurício para sua pesquisa vem justamente de sua atuação no mercado audiovisual, assim trouxe para a apresentação uma perspectiva própria para entender como as imagens de superexposição se atualizam no cinema. O Discente pontua que mesmo em composições com pequenas áreas de superexposição, podem ter grande importância para a construção de sentido da imagem.

Após foram trazidas as fundamentações teóricas que combinavam conceitos e autores basilares da linha de pesquisa com autores da área técnica específica da imagem, como cinematografia, imaginário e significação.

Metodologia apresentada pelo discente.

Em sua apresentação, Maurício trouxe a metodologia através dos processos de Intuição de Henri Bergson, Flânerie com Walter Benjamin, Cartografias e Escavações ainda com Benjamin e Massimo Canevacci, além da Dissecação com Suzana Kilpp, para então definir seus quatro agrupamentos de coleções através de uma tríade de procedimentos tecnometodológicos. Dentre eles: Procedimentos de identificação de oposição; de desnaturalização; de Desagregação ou Latência da Luz — Que foi feito tecnicamente a partir da remoção da superexposição em uma cena recortada.

Através destes movimentos metodológicos, foram apresentadas algumas coleções depreendidas, dentre elas: Representações e Construtos de Transcendência; Representações de Realismo (Verossimilhança); Representações de Montagem e Construtos Narrativos.

Uma das coleções apresentadas por Maurício.

Na sequência foram apresentados novos conceitos e elementos da Linguagem Cinematográfica e prosseguimentos da pesquisa.

No encaminhamento para a banca, os comentários se dirigiram para parabenizar e caracterizar o tema como diferente e interessante, também foram feitos complementos no sentido da afinidade para a escrita do tema. Além de algumas sugestões de redação e estruturação dos elementos, bem como um aprofundamento no quadro teórico. Por fim, a banca avaliadora se manifestou pela aprovação do trabalho, qualificando então a dissertação para continuar no seu desenvolvimento.


Texto: Gabriel Palma

Deixe um comentário