Participação do egresso Eduardo Harry Luersen no workshop “The Anthropocene” pela University of Konstanz em cooperação com o Zukunftskolleg e o Waseda Institute of Advanced Study

O egresso do TCAv, Eduardo Harry Luersen participou do workshop “The Anthropocene” pela University of Konstanz em cooperação com o Zukunftskolleg e o Waseda Institute of Advanced Study e discutiu questões sobre a arqueologia das mídias relacionando com a sua pesquisa atual. Eduardo é graduado em Design Gráfico pela UFPel e mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Unisinos. Atualmente, pesquisa as intersecções entre a infraestrutura das mídias digitais e ambientes orgânicos.

Eduardo participou do workshop no formato de mesa-redonda, com os pesquisadores da University of Konstanz e do Institute of Advanced Study, debatendo questões do antropoceno. Luersen contextualiza sua discussão trazendo apontamentos sobre o impacto antropogênico na terra, referenciando Paul Crutzen e Eugene Stoermer (2000), que discute sobre a ação humana na era atual e seu impacto corresponder a determinadas eras geológica, modificando ecossistemas, atmosferas e gerando grandes fatos geológicos na história do planeta. Partindo disso, o tcaviano convoca a pensar futuramente sobre a marca da ação humana e refletir sobre os tecnofósseis que um arqueólogo poderá encontrar e consequentemente enxergar as nossas mídias atuais nos depósitos geológicos.

Neste ponto, geologicamente, os objetos eletrônicos, podem ser considerados tecnofósseis, pois são construções criadas biologicamente, a quais são robustas e resistentes à degradação; eles formarão os fósseis do futuro, para caracterizar os estratos do antropoceno. A tecnosfera pode ser considerada como parasitária na biosfera, por alterar as condições de habitabilidade planetária. As consequências disso incluem as mudanças do clima e da química dos minerais da terra.

Tecnofósseis

Tencionando esses pontos, Eduardo procura relacionar sua pesquisa, onde busca observar e pensar sobre as mídias em nuvem – especificamente os jogos em nuvem – como forma de discutir a invisibilidade das mídias. Nesse caso, como as mídias em nuvem serão encontradas futuramente? Em consonância a isso, discute também a respeito dos recursos naturais utilizados, como a alta demanda de água e energia para o mantimento das infraestruturas do armazenamento dessas mídias (data centers).

Data centers

Isto posto, Luersen propõe aos arqueólogos das mídias, escavar essas questões e mapear essa relação entre as mídias e ambiente, para que haja discussões sobre a ingerência que estamos vivendo, pois há uma necessidade da alfabetização da sociedade à respeito das infraestruturas e a importância de tornar visível questões políticas sustentáveis.

Texto: Carolina Dietrich

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