Teleaudiovisualidades do debate eleitoral nas eleições para presidente de 2018

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Na segunda-feira, dia 26 de abril de 2021, ocorreu a banca de defesa da tese de doutorado do discente Amaury Silva, intitulada “Teleaudiovisualidades do debate eleitoral nas eleições para presidente de 2018”. A banca ocorreu no formato online e foi composta pelos professores Dr. Rafael Hoff (UFAM), Dra. Eunice Maria Nazarethe Nonato (UNIVALE), Dra. Cybeli Almeida Moraes (UNISINOS), Dr. Gustavo Daudt Fischer (UNISINOS), Dra. Sonia Estela Montaño La Cruz (orientadora).

Sobre a pesquisa

A pesquisa de Amaury teve como objetivo compreender os modos de atualização dos debates eleitorais televisivos presidenciais na tecnoclutura contemporânea. Seu objeto empírico, o debate eleitoral das eleições presidenciais em 2018, no Brasil, realizado em 04/10/2018, pela TV Globo, foi escolhido primeiramente como território teleaudiovisual.

Contudo, considerando a pesquisa por um viés da comunicação, Amaury compreendeu a importância de estender e ampliar a compreensão à forma que a TV opera segundo o estágio atual da técnica. Por isso, ao apropriar-se do conceito de teleaudiovisualidades – inicialmente inspirado em Kilpp (2018) – percebeu ao longo do trabalho que os sentidos do debate eleitoral foram demandando materiais midiáticos de debates anteriores. Percebeu também a atualização das (tele) audiovisualidades do debate eleitoral como um movimento contínuo das imagens do debate entre redes, e que construíam sentidos diversos para estes debates: nas redes sociais nas quais os usuários se apropriam dele, em outras emissoras que dão sentidos específicos à eleição, ao debate, ao presidente, etc. 

Assim, o corpus da pesquisa formou-se a partir da montagem dos debates entre mídias/mundo teleaudiovisuais – TV, ambientes de rede, como Twitter, Youtube, Instagram e Facebook.

Arranjo Metodológico

O procedimento metodológico empregado na pesquisa incluiu a metodologia das molduras, baseado em Kilpp (2003), por ser um processo desconstrutivo que inclui outras metodologias e permite cartografar territórios de experiência e significação. Nesse caso, o discente buscou a partir da cartografia as principais molduras para compreender os sentidos dados aos debates eleitorais, destacando primeiramente as principais molduras da Rede Globo.

Montagem produzida por Amaury Silva

Para Amaury “esse procedimento consistiu basicamente em parar o fluxo do vídeo, escutá-lo, verificá-lo com ou sem áudio reiteradas vezes, e assim proceder uma dissecação das imagens capturando frames que se revelam importantes como molduras”. O procedimento foi considerado fundamental para dois grandes achados da tese:

O primeiro resultou no agrupamento de quatro nichos – as principais molduras/ethicidades do debate eleitoral agrupadas em: normas, tempos, espaços e personas.

1 – Molduras normas – Normas jurídicas/ normas do debate/sorteio/ direito de resposta/ réplica/tréplica/ Horário Gratuito de propaganda Eleitoral

Imagem produzida por Amaury Silva

2- Moldura tempos teleaudiovisuais – Software, hardware, compartilhamento e mobilidade (Tempo televisivo sob controle: fala do candidato, intervalo comercial)

Montagem produzida por Amaury Silva

3 – Moldura espaços teleaudiovisuais – arena/ púlpito/ cadeira vazia/ brasilidade/ Interfaces

Montagem produzida por Amaury Silva

4 – Moldura personas teleaudiovisuais (candidatos, apresentador, repórteres, usuários, etc.).

Montagem produzida por Amaury Silva

O segundo grande achado para a tese parte destas molduras, fundamentais para que Amaury pudesse se apropriar do conceito de teleaudiovisualidades para compreender os sentidos dados ao debate eleitoral.

A banca

Os professores avaliadores perceberam no texto de Amaury uma potência que dá a ver contribuições de diferentes campos para o campo da comunicação. O tema, considerado de extrema relevância, contribui para os estudos da comunicação quando passa a questionar o que é pensar teleaudiovisualmente a partir de um objeto – ao mesmo tempo que perpassa pela ideia da qualidade do teleaudiovisual, vai além do debate eleitoral, refletindo como ele dura para além da TV, em outras mídias.

A banca também salientou a forma clara de escrita que o discente apresenta na pesquisa, sendo didático e preocupado com o processo metodológico adotado, tornando o texto de fácil entendimento mesmo para o leitor que não seja do campo da comunicação. Outro ponto destacado na arguição foi o exercício de estranhamento do objeto empírico, proposto claramente por Amaury, muito presente na tese e muito rico para a construção do trabalho. 


Texto: Flóra Simon da Silva

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