Retrospectiva 2020: veja os trabalhos apresentados pelos pesquisadores do TCAV ao longo do ano

Apesar da pandemia do novo coronavírus, a produção e a apresentação de trabalhos realizados pelos pesquisadores do Grupo TCAv não ficou estagnada; pelo contrário, o formato remoto dos eventos ampliou a possibilidade de participação em seminários e congressos, o que resultou em uma quantidade abundante de produções. Foram mais de quarenta trabalhos apresentados de maneira online, propiciando a interação entre pessoas das mais variadas localidades. Confira a lista completa dos trabalhos apresentados em eventos:

lll SDCOM (III Seminário Discente de Pesquisa em Comunicação PPGCC Unisinos)

“Imagens e Imaginários do campo jurídico na Web” – Alexsandrina Ramos Souza

Construtos de Memória Regenerativa da Artemídia Nascida Digital na Web” – Aline Corso

“Do Rural as Ruralidades: A paisagem em A Retirada para um coração bruto (2018, Marco Antônio Pereira)” – Analu Favretto

“Performance de Gênero e Videoarte: uma análise do curta-metragem Pink Or Blue” – Andressa Thielly Machado Silveira da Silva

“Imagem inércia: O movimento nos desenhos animados a partir daquilo que não se mexe” – Augusto Ramos Bozzetti

“A gambiarra entre o ruído e as mídias” – Bibiana da Silva de Paula

“Realidade Onírica: Reflexões acerca da Imagem-sonho em Realidade Virtual” – Camila de Ávila 

“O processo tecnocultural do caso: O construto monstro em narrativas audiovisuais de Horror contemporânea” – Flóra Simon da Silva

“Um olhar sobre as audiovisualidades da Televisão de Moçambique (TVM) na construção da nação” – Fulgêncio Francisco Muchisse

“A especificidade das antologias enquanto arquivo e coleção: primeiros apontamentos e perguntas” – Juliana Koetz

“Indie games em (r)evolução: Perspectivas e iniciativas possíveis” – Leonardo Andrada de Mello

“Plataformas de vídeo streaming como dispositivos” – Lucas Mello Ness

“Atividade artística infantil: A Ethicidade Televisiva nos Programas Infantis da Rede Globo e do SBT” – Lucas Pereira Cunha

“O estado-vídeo na contemporaneidade: tecnocultura e apropriações audiovisuais nas redes sociais” – Roberta Fleck Saibro Krause

“A resiliência do Broadcast: o Globoplay e as tensões jurídicas na constituição do streaming no Brasil” – Wesley Wadim Passos Ferreira de Souza

JELA UFRGS (I Jornada de Estéticas e Linguagens Audiovisuais da UFRGS)

“Imagens e imaginários do campo jurídico na web” – Alexsandrina De Carvalho Souza

“Compreendendo como a regeneração enquanto qualidade tecnocultural se atualiza em ambientes online voltados à produção de presença da artemídia” – Aline Corso

“Ferramentas para um Cinema de Paiol” – Analu Favretto

“Performance de Gênero e Videoarte: uma análise do curta-metragem Pink Or Blue” – Andressa Thielly Da Silva

“Realidade Virtual em Devir: Especulando Imagens e Dispositivos” – Camila De Ávila 

“A interrupção intermidial no audiovisual como gesto político na série Ela Quer Tudo de Spike Lee: aproximações ao Teatro Épico de Brecht” – Juliana Koetz

“EspectAÇÃO: elementos de constituição de construtos de espectador” – Lucas Mello Ness

“Estética dos construtos de privacidade no Facebook: Apontamentos iniciais a partir de uma cartografia do audiovisual de interface” – Roberta Krause

“A resiliência do broadcast: O Globoplay e as tensões jurídicas na constituição do streaming no Brasil” – Wesley Wadim De Souza

INTERCOM (43ª Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação)

“Imagens e imaginários do campo jurídico na web em período de pandemia” – Alexsandrina Ramos de Carvalho Souza

“Molduras no debate eleitoral televisivo para presidente: uma metodologia para pensar o audiovisual em rede ou as teleaudiovisualidades” – Amaury Silva e Sonia Estela Montaño La Cruz

“Um cinema feito com pouco ou quase nada: imaginários rurais em A Retirada para um coração bruto” – Analu Favretto e Tiago Ricciardi Correa Lopes

“Performance de gênero e videoarte: uma análise do curta Pink or Blue” – Andressa Machado

“Incrustabilidade Durante em Jogos Digitais: da Incrustação ao Estado-jogo” – Camila de Ávila

“As Imagens Videojográficas da Série Final Fantasy: Continuidades e Rupturas” – Daniel Weiler da Silva e João Ricardo Bittencourt

“O Consumo de Imagens e as Imagens de Consumo” – David Camilo Mendes Padilha e Gustavo Daudt Fischer

“Um olhar atual sobre Moçambique a partir das memórias e lembranças buscadas no Kuxa Kanema pela e na TVM” – Fulgêncio Francisco Muchisse

“Gêneros e Programas como construtos televisivos de Moçambique – os casos da TVM, STV e TV Miramar” – Fulgêncio Muchisse e Gustavo Daudt Fischer

“Audiovisualidades na cidade-jogo de Bioshock Infinite” – Hilario Junior dos Santos e Sonia Estela Montaño La Cruz

“Antologias Audiovisualizadas em “Ela Quer Tudo”: Quando as Imagens Tomam Posição” – Juliana Koetz, Sonia Estela Montaño La Cruz e Tiago Ricciardi Correa Lopes

“Zonas de quarentena e Sociedades Fraturadas: Utopia e Crítica Social em jogos pós-apocalípticos” – Julieth Corrêa Paula e Thiago Falcão (UFPB)

“Imaginários lúdicos sobre o sertão em Árida: mimese, memória e ação” – Leonardo Andrada de Mello e Gustavo Daudt Fischer 

“Prática de Telas: uma defesa arqueológica” – Lucas Mello Ness

“Construtos de segurança a partir de suas atualizações em imagens técnicas; apontamentos sobre formas de login e serviços autenticadores na web” – Lucas Mello Ness e Roberta Fleck Saibro Krause 

“‘Mito’ na publicidade eleitoral: o uso da persuasão na campanha de Jair Bolsonaro” – Roberta Krause

“A resiliência do broadcast: O Globoplay e as tensões jurídicas na constituição do streaming no Brasil” – Wesley Wadim Passos Ferreira de Souza

Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais

“Imagens e imaginários do campo jurídico na web” – Alexsandrina Ramos de Carvalho Souza

“Entre o estético e o comunicacional: considerações sobre arte digital na sociedade midiatizada” – Aline Corso

“A sociedade em midiatização e os novos aspectos da fundamentação das decisões judiciais” – Alexsandrina Ramos de Carvalho Souza e Wesley Wadim Passos Ferreira de Souza

“A resiliência do broadcast” – Wesley Wadim Passos Ferreira de Souza

VI Encontro Regional Sudeste de História da Mídia

“Multiplicidades de Memória em No Intenso Agora (2017)” – Julia Pinto De Souza e Gustavo Daudt Fischer

II Congresso de Economia Criativa e Comunicação (CONECOM)

“Economia Criativa em Tempos de Pandemia: o Caso do Museu do Isolamento Brasileiro no Instagram” – Aline Corso, Camila de Ávila, Vanessa Kukul

II Encontro do Seminário Temático Teoria de Cineastas (SOCINE)

“A tecnoestética de Kleber Mendonça Filho” – Julherme Pires

XIV Congresso IASPM-AL

“A tecnotropicalidade em Aquarius” – Julherme Pires

IV Semana Científica Integrada

“The Gallery of Lost Art e a Exposição On-line de Obras que foram Perdidas, Roubadas ou Destruídas” – Aline Corso

Festival Cineastas 360° – Diálogos de VR

“Experiência corporificada: reflexões acerca do embodiment em realidade virtual” – Camila de Ávila

XV Congresso da Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação (ALAIC)

“Memória tecnotropical em Aquarius” – Julherme Pires

VIII Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG

“The Gallery of Lost Art e a Exposição On-line de Obras que foram Perdidas, Roubadas ou Destruídas: Horizontes para Pensar Materialidade, Efemeridade e Memória da/na Web” – Aline Corso

Texto: Amerian Aurich e Julia de Souza

Deixe um comentário