Conheça melhor a Semana da Imagem na Comunicação, que chega a sua 16ª edição em 2018

A Semana da Imagem na Comunicação chega na sua 16ª edição em 2018, com o tema Design, Imagem e Tecnocultura, sendo organizada pelo Grupo de Pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura: Comunicação, Memória e Design (TCAv), e promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos. O encontro acontece durante os dias 14 e 17 de maio no Campus da Unisinos em São Leopoldo, das 20h às 22h, no Auditório Bruno Hammes, e é gratuito.

Registro da 1ª edição da Semana da Imagem.

Ao longo dos últimos dezessete anos, os encontros mantêm o objetivo central que é debater a pesquisa sobre imagens na Comunicação, trabalhando com perspectivas através das mídias e dos processos audiovisuais, referentes à linha de pesquisa pertencente aos pesquisadores do TCAv. Em sua primeira edição, em março de 1998, por iniciativa do Grupo de Estudos da Imagem na Comunicação, formado por professores do Curso de Comunicação Social da Unisinos, a Semana dos Estudos da Imagem em Comunicação, juntamente com o lançamento do I Salão Unisinos da Imagem na Comunicação, tinha como objetivo promover entre os professores e alunos da graduação da Universidade um espaço propício para o contato com a Comunicação enquanto Ciência e Cultura, de forma direta e indireta, numa tentativa de propor uma aproximação da abordagem universal do ambiente em que a área se encontrava no período.

Em 2010, o Grupo de Pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura: Comunicação, Memória e Design (TCAv), decidiu retomar a realização do evento, desta vez pondo foco em uma imagem que cada vez mais aponta para o estreitamento da diferença entre as mídias, a produção e a recepção, demandando experimentações e cruzamentos com a filosofia, a antropologia, as artes e as tecnologias da informação.

Além de estudantes e pesquisadores da Comunicação que contribuíram com os debates na Semana da Imagem, alguns nomes do cenário acadêmico internacional participaram como convidados externos, como o antropólogo e pesquisador Massimo Canevacci, o Pesquisador e Professor da ECA-USP, Arlindo Machado, Erik Felinto, pesquisador da UERJ, e Maurício Lissovsky, professor, pesquisador e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ.

Entre alguns dos temas centrais já abordados nos encontros da Semana da Imagem, estão Impacto das novas mídias no estatuto da imagem; para entender as imagens: como ver o que nos olha?; Memórias das imagens, imagens da memória; e para 2018 o tema será Design, Imagem e Tecnocultura, tendo convidados internacionais como o pesquisador americano e professor de Estudos de Cinema e Mídia na Universidade da Califórnia em Irvine, Peter Krapp, com o tema Glitch e o erro digital.

Além de Krapp, Priscila Arantes, crítica de arte, curadora, professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi e do curso Arte: História, Crítica e Curadoria da PUC/SP estará presente na terça-feira à noite, Gabriela Reinaldo, professora do Instituto de Cultura e Arte, o ICA, da Universidade Federal do Ceará (UFC), coordenadora do laboratório de Estudos de Estética e Imagem, o Imago, participa no encontro na quarta-feira, e encerrando o evento, no dia 17 de maio, teremos a participação de Alessandra Bochio e Felipe Castellani, pesquisadora e professora do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e, artista multimídia, respectivamente.

Para ver a programação completa da 16ª Semana da Imagem na Comunicação, clique aqui.

Deixe um comentário