O pesquisador da UERJ, Erick? Felinto,? é o segundo palestrante confirmado para participar da XI Semana da Imagem na Comunicação. Ele falará no dia 21 de maio? ? s 20h no Auditório Central da Unisinos. Atualmente, Felinto pesquisa questões metodológicas e está fazendo uma cartografia dos estudos da cibercultura, com uma atenção especial para a singularidade do pensamento alemão sobre a mídia. Conforme o pesquisador, o tema da semana “Para entender as imagens: como ver o que nos olha” é uma provocação a um deslocamento muito necessário na cultura contemporânea. “Nosso olhar foi condicionado por uma perspectiva antropocêntrica. Pensamos o olhar humano como um olhar dominante ao qual se submetem todas as coisas. Devemos fazer exercícios imaginativos de como as coisas nos vêem, como elas dissolvem nosso olhar. É um exercício importante para descentralizar o pensamento. Aponta para a necessidade de sairmos da prisão da subjetividade. Descentralizar o pensamento significa ir para esse outro lugar: o lugar das coisas, das tecnologias e tentar entender que olhar é esse”, defende Felinto. Para ele, ainda há receio de sair desse lugar porque de fato não há metodologias muito claras de como fazê-lo. “Precisamos de uma concepção da imagem que não seja exclusivamente antropocêntrica”, insiste o pesquisador. Na sua palestra na XI Semana da Imagem, Felinto vai abordar algumas imagens meméticas e tentará interpretar o que é considerado habitualmente como banalidade com leituras filosóficas conceituais.
Erick Felinto é doutor em Letras pela UERJ, com Pós-Doutorado sobre Teorias da Mídia alemã? pela ? Universität der Künste Berlin. Entre seus livros mais recentes estão: “A Imagem Espectral: Comunicação, Cinema e Fantasmagoria Tecnológica” (Ateliê Editorial, 2008), “Avatar: o Futuro do Cinema e a Ecologia das Imagens Digitais” (com Ivana Bentes: Sulina, 2010) e “O Explorador de Abismos: Vilém Flusser e o Pós-Humanismo” (com Lúcia Santaella: Paulus, 2012). É Coordenador do GT “Comunicação e Cibercultura” da Compós e professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde leciona no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social.
A XI Semana da Imagem inicia no dia 20 e se estende até o dia 24 de maio. As palestras acontecem ? s 20 horas no Auditório Central e a entrada é gratuita. Confira a entrevista completa.