Cinemas latino-americanos e culturas populares: a transmetodologia nas ciências da comunicação

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Os discentes que fazem parte do grupo TCAV vêm experimentando diferentes formas de difundir suas pesquisas. As contribuições da linha estão pautadas nos estudos de comunicação, imagem, audiovisual, experimentações metodológicas e epistemológicas.

O doutorando da linha Julherme José Pires teve seu texto, de título “Cinemas latino-americanos e culturas populares: a transmetodologia nas ciências da comunicação”, publicado no livro Investigación crítica en comunicación en América Latina: Diálogo con la vertiente Mattelart, coordenado por Alberto Efendy Maldonado e Edizon León Castro.

No artigo, o pesquisador parte de um tensionamento sobre a apropriação de teorias europeias e norte americanas em nossos estudos latino-americanos. Para ele, é essencial a retomada de culturas populares e tradições orais para o desenvolvimento de epistemologias próprias. Para tanto, o pesquisador precisa querer conhecer seu objeto, viajando para dentro dele, na busca por entender as relações entre o objeto e outras tantas peças do mundo.


A descolonização parte de uma visada cultural, política e social

Julherme analisa a cadeia de distribuição brasileira em relação ao modelo hollywoodiano hegemônico. Ainda, para ele, o acesso precário à cultura de seu próprio país através é uma das formas que a hegemonia norte americana se conserva.

Utilizando de teóricos como Arlindo Machado (2007) para falar de imagem e som, o autor explora algumas ideias sobre montagem e suas relações com as relações contextuais de determinado produto audiovisual.

A escrita desemboca no filme Aquarius (2016, Kleber Mendonça Filho) – objeto da tese de Julherme. A memória da cidade de Recife aparece no filme através de fotografias e álbuns musicais dos anos 1970. O autor segue uma análise de momentos musicais e visuais do filme para compor ideias sobre a Era de Aquarius e presença de culturas populares.

Para finalizar suas contribuições para a exploração epistemológica a partir de culturas populares, o pesquisador destaca a importância da quebra com o modelo hegemônico teórico e audiovisual. Além disso, a memória e geopolítica seriam centrais para o entendimento latino de suas próprias manifestações culturais.


Texto: Analu Favretto.

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